Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe convidados nacionais e internacionais durante Congresso da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa
Início do conteúdo da página

UFPA recebe convidados nacionais e internacionais durante Congresso da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa

  • Publicado: Domingo, 10 de Novembro de 2019, 19h56

04.11.2019 Abertura Congresso Literatura Portuguesa SITE 5

Durante uma semana, a Universidade Federal do Pará recebeu o XXVII Congresso da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (Abraplip). A programação, que teve início na última segunda-feira, 4 de novembro, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), ocorreu em diversos espaços da UFPA e contou com a presença de diversos convidados com destaque no cenário nacional e internacional. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas aqui.

A mesa de abertura, que marcou o início do congresso, foi composta pelo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, pela vice-cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Pinheiro; pela presidente da Abraplip, professora Germana Maria Sales, pelo vice-presidente da Abraplip, professor Sergio Nazar; pela diretora do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, professora Walkyria Magno e Silva; pelo coordenador adjunto da área de linguística e literatura da Capes, professor José Magalhães; e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, professora Maria de Fátima do Nascimento.

04.11.2019 Abertura Congresso Literatura Portuguesa SITE 10"A escolha da UFPA para acolher este congresso expressa o reconhecimento da capacidade e da qualidade acadêmica da instituição, o que muito nos honra. Mais do que um congresso, estamos aqui celebrando o pensamento, a criatividade, a reflexão, o que tem enorme valor para todos nós. E estamos celebrando o conhecimento na Amazônia, em um país que, mais do que nunca, precisa da honestidade das palavras bem colocadas para enxergar-se com nitidez e construir um futuro de superações. Neste território amazônico, a UFPA cumpre com liderança o papel de levar o conhecimento, a ciência e as letras a milhares de cidadãos", afirmou Emmanuel Tourinho sobre a importância de a UFPA receber o Abraplip.

Em sua fala, o reitor apresentou ainda alguns fatos sobre a Região Amazônica e expôs o papel da UFPA nesse contexto. "A Amazônia tem a contraditória convivência das maiores riquezas nacionais e das mais acentuadas experiências de exclusão social e de violação de direitos de povos e comunidades tradicionais. Nesse ambiente, a UFPA assume a excelência acadêmica e a inclusão social como as principais referências para as políticas institucionais. Buscamos formar amazônidas que sejam lideranças profissionais, acadêmicas, científicas e sociais, ancorados no conhecimento de ponta e no compromisso com a inclusão", pontuou.

Com uma fala breve, a vice-cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Pinheiro, cumprimentou os participantes e contou sobre o desejo de que o congresso traga mais união e de que os participantes usem o que estão lendo para conseguir aquilo que anseiam em uma sociedade.

04.11.2019 Abertura Congresso Literatura Portuguesa SITE 4Para a presidente da Abraplip, professora Germana Maria Sales, a realização do congresso é forma de compartilhar conhecimentos e construir um mundo mais democrático. "Hoje estamos reunidos para oportunizar, principalmente aos jovens, perspectivas, esperanças e oportunidades. Nós realizamos este evento com limites de verbas, mas sem limites de disposição e acreditamos na possibilidade de um mundo melhor, mais justo e com maior possibilidade para a igualdade dos direitos. Sabemos que só se constrói esse mundo a partir do conhecimento, por isso entendemos que eventos como este contribuem para a disseminação do conhecimento e a construção da esperança de um futuro mais feliz", garantiu.

Diálogos e travessias – A importância da Literatura e a sua forma abrangente foram dois pontos destacados por aqueles que participaram da abertura.  "A literatura nos conforta e nos impulsiona para os grandes sonhos da humanidade. O título do congresso 'diálogos e travessias' é muito apropriado, pois eu vejo nele dois elementos de grande importância para todos os estudiosos universitários. Eles representam a resistência dos diálogos que garantem as nossas ideias e as travessias representam a ousadia, inspiradas nas travessias marítimas neste país que nos fez", lembrou a diretora do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, professora Walkyria Magno.

04.11.2019 Abertura Congresso Literatura Portuguesa SITE 7Já o representante da área de linguística e literatura na Capes, professor José Magalhães, ressaltou o fato de os estudos dedicados à literatura portuguesa estarem presentes em diversos cursos stricto sensu de diversas universidades do Brasil, reforçando o seu caráter abrangente.

"A literatura portuguesa está presente de forma indireta em disciplinas, em parte de linhas de pesquisas, de forma explícita em áreas de concentração, ou na própria linha de pesquisa em várias instituições superiores. A existência de uma associação como a Abraplip, que dá suporte a pesquisadores e a professores, independentemente do nível em que se encontram, é a garantia de que o conhecimento será compartilhado", declarou.

04.11.2019 Abertura Congresso Literatura Portuguesa SITE 1Conferência de abertura - Carlos Reis, professor catedrático da Universidade de Coimbra e autor do livro Diálogos com José Saramago, publicado pela editora da UFPA, foi o convidado para falar sobre a 'Narrativização do Espaço e Travessias do Tempo' na conferência de abertura e, para isso, usou três grandes escritores da literatura portuguesa: Cesário Verde, Bernardo Soares e José Saramago. O intuito era provocar a reflexão por meio do olhar desses três escritores.

"Nas suas obras, esses autores olharam o espaço de Lisboa e deram dinamismo a ele. Nós costumamos olhar o espaço como um elemento parado, mas o que estes escritores ensinam é que, de acordo com a forma como o espaço é representado e atravessado por olhares e por personagens, este pode ganhar uma vida narrativa própria", explicou o professor.

A abertura contou ainda com a apresentação da cantora Dayse Addario, que cantou músicas paraenses e também algumas canções em homenagem aos visitantes portugueses. Dayse é paraense e desenvolve, como intérprete, um trabalho musical voltado para a música popular brasileira, ressaltando a música paraense com a influência do blues e do jazz. Em sua apresentação, estava acompanhada por Ziza Padilha e pelo percursionista João da silva.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito

registrado em:
Fim do conteúdo da página