Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Hydro selecionam projetos de eficiência energética para financiamento

UFPA e Hydro selecionam projetos de eficiência energética para financiamento

• Publicado: Domingo, 10 de Novembro de 2019, 20h02

30.10.2019 HYDRO PROINTER Reunião 01 Brito sote 4

Com o objetivo de fomentar pesquisas de ponta nas áreas de mineração e energia, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a empresa norueguesa Hydro assinaram um Convênio de Cooperação Técnica que tem promovido diversas ações entre as duas instituições. Como prosseguimento dessas ações, no último dia 31 de outubro, diversos projetos de pesquisa e extensão da UFPA foram apresentados para representantes da diretoria e da equipe técnica da Hydro para seleção de financiamento.

Entre os projetos apresentados, estão produções do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (Gedae) e do Centro de Estudos Avançados da Biodiversidade (Ceabio), além da Faculdade de Engenharia Mecânica, do Instituto de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (Proderna).

Os projetos trabalham temas como eficiência energética, uso de células fotovoltaicas, combustíveis alternativos para elevar a eficiência de motores, aproveitamento de resíduo da indústria mineral. Além disso, também foram apresentados estudos biológicos, com foco em impactos da mineração sobre recursos hídricos.

30.10.2019 HYDRO PROINTER Reunião 01 Brito sote 1“A Hydro, nas suas diferentes unidades, tem uma série de demandas. Essas demandas foram apresentadas principalmente na área tecnológica e para as Engenharias Química, Civil e Mecânica, e parte das Geociências. Baseado nessas demandas, esses núcleos elaboraram projetos e, depois de selecionados, alguns vão começar a operacionalizar esse convênio e gerar benefícios tanto para as unidades da Universidade quanto para a empresa”, explicou a professora Maria Amélia Enriquez, diretora de Acordos Internacionais e pró-reitora de Relações Internacionais em exercício.

Segundo ela, a parceria entre a Universidade e a empresa trará diversos benefícios para a UFPA. “Haverá melhorias em laboratórios, financiamento para a pesquisa, envolvimento de bolsistas da iniciação científica até o pós-doutorado, e a possibilidade de a empresa gerar inovação junto com a Universidade. Então, realmente, o impacto de uma cooperação desta é grande, tanto para a melhoria de qualidade do ensino como para a pesquisa e para a própria extensão universitária”.

As ações da parceria são coordenadas por uma equipe de governança, que inclui quatro pessoas da gestão da UFPA e quatro pessoas da Hydro. “Unir a comunidade acadêmica e o setor privado não é uma tarefa fácil. Exige esforço e dedicação. E podemos ver esse esforço tanto do lado da Hydro quanto da UFPA”, contou José Erik Araújo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Hydro, durante a reunião.

reunião HydroAções de cooperação – Além de workshops com representantes das duas instituições, ações para a divulgação de estágios e programas de trainee da Hydro, como a palestra sobre o Programa Talento Infinito, têm sido realizadas diversas reuniões com o intuito de alinhar formas de ampliar a cooperação entre a UFPA e a Hydro.

A última reunião promovida na sede da empresa norueguesa contou com a  participação do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, do assessor da Reitoria, professor José do Egypto, além dos diretores do grupo Hydro,  Raphael Costa (Tecnologia), Domingos Campos (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social), Douglas Ruozzi (RH) e José Erik Araújo (Pesquisa e Desenvolvimento).

O encontro serviu para realizar um nivelamento e ajustamento de projetos específicos que serão apresentados em reunião geral devolutiva para planejamento estratégico de programas e projetos de integração entre a UFPA e o Grupo Hydro, além de tratar sobre as possibilidades de integração entre a Universidade Federal do Pará e a Universidade da Noruega.

Na reunião, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, apresentou propostas da UFPA à Hydro, com vistas ao fortalecimento da instituição. “A UFPA serve a toda a sociedade e merece ser apoiada por toda a sociedade. Estamos empenhados na cooperação científica que atenda ao propósito maior de promover o desenvolvimento social e econômico do estado do Pará e contamos com a parceria da empresa para dotar a UFPA de estruturas cada vez mais avançadas de suporte aos nossos projetos acadêmicos”.

30.10.2019 HYDRO PROINTER Reunião 01 Brito sote 3

“A aproximação entre a Hydro e a UFPA está evoluindo de forma muito acelerada. Professores da UFPA e técnicos da Hydro estão em frequentes contatos, construindo juntos programas de desenvolvimento de tecnologias, capacitação e responsabilidade social que trarão benefícios para as duas instituições e, por que não dizer, para todo o estado do Pará. É o início de uma jornada que nos colocará no mesmo caminho já percorrido por países com altos índices de desenvolvimento”, ressaltou o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Hydro, José Erik Araújo.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução Google