Página inicial > Ultimas Notícias > Evento comemora os cinco anos do Toró - Festival de Cinema Universitário de Belém

• Publicado: Quarta, 13 de Novembro de 2019, 22h55

Memórias do Toró

Para comemorar os cinco anos do "Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém", será realizado, no dia 22 de novembro, às 16h, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN/UFPA), o evento intitulado Memórias do Toró. A programação é composta por uma roda de conversa sobre cinema universitário e o papel dos festivais na sua difusão, e por uma sessão de cinema com curtas premiados nas edições anteriores do Toró. A atividade é organizada pelo Núcleo de Produção Audiovisual (NUPA), projeto de extensão do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, com o apoio da Reitoria da Universidade.

“Memórias do Toró” visa promover um debate para traçar as relações entre o panorama do cinema universitário nacional e os desafios específicos que são enfrentados na nossa região. A roda de conversa sobre cinema universitário contará com a participação especial da professora Amaranta Cesar, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), curadora de diversas mostras e festivais, como o Cachoeiradoc – Festival de Documentário de Cachoeira e o Festival de Cinema Brasileiro de Brasília. Também participam da conversa as professoras Ana Lobato e Angela Gomes, que fazem parte da equipe organizadora do Toró.

Sessão de cinema - Na sessão de cinema, que terá início às 18h, serão exibidos cinco filmes universitários premiados em edições anteriores do Toró, provenientes de diferentes regiões e instituições de ensino. O público terá uma pequena amostra da qualidade e diversidade da produção universitária nacional.

Os filmes exibidos serão: Sêo Inácio (UFRN, direção de Hélio Ronyvon), premiado na categoria Documentário no 1º Toró; Pele suja minha carne (UFF, direção de Bruno Ribeiro), premiado na categoria Ficção no 2º Toró; Noite suja (Estácio-FAP, dirigido por Allyster Fagundes), premiado na categoria Documentário no 3º Toró; Em torno do sol (Universidade Potiguar, dirigido por Julio Castro e Vladmir Cruz), premiado na categoria Ficção no 3º Toró; e Lembra (Unesa, dirigido por Leonardo Martinelli), premiado na categoria Experimental no 4º Toró.

Toró 2019 - “Memórias do Toró” é também um pré-evento para a quinta edição do festival, que se inicia na semana seguinte. Ao longo de uma semana, serão exibidos, na mostra competitiva, 53 curtas universitários, das cinco regiões do país, de 15 estados e 31 diferentes instituições de ensino, além da promoção de oficinas, minicursos, mesas de debate e uma mostra não competitiva com filmes produzidos pela UFPA.

O festival ocorre de 26 a 30 de novembro, no Sesc Ver-o-Peso, com sessões às 15h, às 17h e às 19h. A programação completa pode ser acessada aqui.

Memórias do Toró

Data: 22 de novembro de 2019.
Início: às 16h
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes (Setor Básico)

Texto e arte: Divulgação