Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Diálogos Formativos debate as demandas da pequena infância e da educação infantil na Amazônia
Início do conteúdo da página

Projeto Diálogos Formativos debate as demandas da pequena infância e da educação infantil na Amazônia

  • Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 20h40

Dialogos Formativos IPE

Integrar ensino, pesquisa e extensão, consolidando propostas de trabalho que contribuam com a formação acadêmica e profissional, especificamente em relação à pequena infância e à Educação Infantil na Amazônia — essa é a proposta do Projeto “Diálogos Formativos com a Pequena Infância e a Educação Infantil na Amazônia”. O projeto de extensão é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Infância, Criança e Educação Infantil (IPÊ) do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA.

“Tendo em vista o princípio norteador do projeto, que é a construção de um permanente diálogo, ele busca possibilitar aos seus participantes um espaço pedagógico de formação e autoformação, por meio de diálogos formativos. Esta proposta metodológica se organiza de modo a favorecer aos participantes a construção de uma postura dialógica, investigativa e reflexiva com vistas a contribuir para a sua formação acadêmica e profissional”, explica a professora Solange Mochiutti, colaboradora do projeto.

Segundo ela, o projeto é importante, ao contribuir para a formação de pedagogos, que podem responder melhor às demandas da educação infantil. “O Ipê apresenta importância social e acadêmica, pois incide na formação inicial dos estudantes de graduação em Pedagogia, bem como na formação continuada dos professores de Educação Infantil, o que é condição indispensável para qualificar a educação oferecida às crianças que se encontram nas creches e pré-escolas”.

Ações – O Ipê realiza encontros mensais, que reúnem estudantes, pesquisadores e profissionais interessados nas temáticas. Cada encontro possui como base um dos seguintes eixos temáticos: Infância na Amazônia; Brincar (es) de Crianças da Amazônia; Ser e estar na Amazônia: saberes e dizeres de crianças; Práticas educativas com criança da Amazônia.

No dia 19 de novembro, será realizada a próxima edição do projeto. Podem participar profissionais, pesquisadores e discentes interessados na área, para discussão, que seguirá o Eixo “Brincar (es) de Crianças da Amazônia”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Serviço:

Diálogos Formativos com a Pequena Infância e a Educação Infantil na Amazônia

Data: 19 de novembro

Local: auditório multiuso do bloco de Pedagogia (sala FP-206) do ICED (Campus Profissional da UFPA)

Inscrições aqui

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página