Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário debate Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém

• Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 18h12

sustentabilidade

Com foco no debate de temas como meio ambiente, sustentabilidade, políticas públicas, educação ambiental, economia solidária, catadores e resíduos sólidos, será realizado, dia 21 de novembro (quinta-feira), no horário das 8h às 18h, o III Seminário sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém. O evento irá acontecer no Instituto de Ciência da Educação (ICED) e está com inscrições abertas até o dia 20 de novembro, gratuitamente. Haverá emissão de certificados.

O seminário busca desenvolver canais de comunicação entre os diversos órgãos que estão envolvidos na questão dos resíduos sólidos e viabilizar a divulgação de experiências sustentáveis desenvolvidas em Belém. Para isso, contará com a participação de docentes, técnico-administrativos e discentes da UFPA e da UFRA, representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, de associações cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de representantes das escolas de Belém.

Para a professora Vanusa Carla Pereira Santos, coordenadora do evento, debater a importância do meio ambiente e da sustentabilidade nos dias atuais é uma tentativa de resgatar a consciência do homem em relação à natureza e seus limites.

“A preocupação com o meio ambiente veio da necessidade de reorganizar os processos produtivos que foram feitos de forma desordenada em relação a questões da natureza e isso levou a diversos problemas ambientais no planeta, como o buraco na camada de ozônio, os desmatamentos, a poluição dos rios, do ar, comprometendo nossa qualidade de vida. Assim, a importância de debater sobre o meio ambiente e a sustentabilidade é uma tentativa de resgatar a consciência do homem em relação à natureza e seus limites, ou seja, continuar produzindo, mas de uma forma consciente, responsável, preocupado com o meio ambiente, nesta busca da sustentabilidade”, explica Vanusa Santos.

Programação - O seminário terá início com a palestra do professor Dyego Maradona Ataíde Freitas, vice-diretor de Meio Ambiente da Universidade Federal de Lavras (DMA/UFLA), e terá a apresentação do Projeto “Moeda Verde” por Carolina Magalhães, gerente Executiva do IDEASSU, e o aplicativo AWA on-line, com Fátima Ferreira, da UFPA. Haverá ainda uma fala sobre “Responsabilidade Socioambiental na Região Metropolitana de Belém” – Painel das Cooperativas e Associação de Catadores, e o  lançamento do livro infantil Uirapuru Mirim – AIA Déias do Brasil / Instituto Solví / UVS Guamá – Marituba.

“Na atualidade, não temos como ignorar as questões ambientais e é importante tratar com objetividade esses problemas, procurando soluções simples e locais que levem a sustentabilidade do nosso meio ambiente. É importante conservar o que temos para que, no futuro, as próximas gerações tenham qualidade de vida. Chegamos em um ponto que precisamos ser responsáveis por nossas atitudes, pois as mesmas afetam diretamente nosso ecossistema e a nossa qualidade de vida”, ressalta Vanusa Santos.

Por fim, ocorrerá uma mesa-redonda com discussões sobre Políticas Públicas intitulada “Resíduos Sólidos, Políticas Públicas e Responsabilidade Social”, com representantes do governo  estadual, do governo municipal, do Ministério Público, da Comissão Parlamentar de Meio Ambiente, da UFPA, da UFRA e do aterro sanitário de Marituba, cada um mostrando o que tem feito para cumprir com sua função de responsabilidade social em relação aos resíduos sólidos e ao meio ambiente, na busca da sustentabilidade.

GEMAS - O Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade da Faculdade de Ciências Econômicas (Facecon) da UFPA foi criado em 2015 como resultado dos projetos de pesquisa e extensão sobre as temáticas de meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento, difundidas pela professora Vanusa Carla Pereira Santos, da Faculdade de Ciências Econômicas do ICSA.

Os projetos visam trazer alternativas de empregos e renda para os catadores da cidade. Por isso o objetivo geral do Gemas é discutir estas questões relacionadas com o meio ambiente, sustentabilidade, economia solidária e os resíduos sólidos, em Belém e na sua região metropolitana, em busca de alternativas para geração de emprego e renda para os catadores.

Data: 21 de novembro de 2019

Hora: das 8h às 18h

Local: auditório B do ICED – Campus Profissional - Universidade Federal do Pará

Certificado: 10 horas de carga horária

Inscrição na página do evento aqui.

Texto: DivulgaçãoTexto: Divulgação
Arte: Reprodução Google