Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA realiza parceria com professores franceses para projetos no campo da Educação

• Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2019, 18h22

PPGEDUC PPEB França1

Em busca da construção de um projeto de pesquisa integrado entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Université de Tours, na França, os Programas de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) e em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) convidaram os professores franceses Louis Renier e Catherine Guillaumin para visitar a UFPA . A visita, realizada por meio do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI), promoverá a participação dos professores em palestras e reuniões nos Campi de Belém e Cametá.

“Esse intercâmbio possibilita o diálogo entre duas universidades que realizam pesquisas parecidas no campo da educação. E isso, no futuro, pode garantir aos estudantes de pós-graduação a possibilidade de intercâmbio entre as instituições, além de ter outros pesquisadores conosco no processo de integração e na constituição de pesquisas nos dois países”, explica o professor Doriedson Rodrigues, coordenador do Campus de Cametá.

Segundo ele, essa parceria pode significar uma maior possibilidade de internacionalização do Campus Cametá. “O PPGEDUC está fazendo seis anos e já é um programa com dois PACIs aprovados, com pesquisadores de Cabo Verde e da França. Estas visitas são oportunas para a formação de projetos integrados entre os Programas de pós-Graduação e ligados ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) ”.

O foco do intercâmbio é a formação dos trabalhadores em alternância. "Trata-se de uma metodologia nascida nas Casas Familiares Rurais da França e muito utilizada no Brasil. O diálogo estabelecido favorece o aperfeiçoamento da formação que acontece em ambos os países", lembra o professor Ronaldo Araujo, do Programa de Pós-Graduação em Escola Básica da UFPA.

Programação – Nesta terça-feria, dia 19, será realizada a conferência "Experimentos da Pedagogia da Alternância na França", com a professora Catherine Guillaumin, no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA. Não há necessidade de inscrição.

Já nos dias 20 e 21, será a vez de o Campus de Cametá receber a conferência "Alternância como Experiência: formativa, social e vital", com o professor Louis Renier no Auditório do Campus de Cametá, e não há necessidade de inscrição.  Haverá ainda uma reunião entre os professores franceses e representantes do Campus de Cametá, do PPGEDUC e do PPEB, para discutir possibilidades de intercâmbios e produção de projetos de pesquisa.

A programação de Cametá faz parte do VI Seminário Nacional do PPGEDUC e do VI Encontro de Educação e os desafios da contemporaneidade da Faculdade de Educação (Faed). O evento conjunto, que ocorre entre os dias 18 e 21 de novembro, busca a integração entre estudantes e pesquisadores da graduação e da pós-graduação, para debater o tema “Educação Pública em tempo de incertezas: discurso, poder e resistência.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA