Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA sedia debates sobre a valorização e formação dos profissionais de Ciências Naturais

• Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 17h24

CONCINAT

Com o objetivo de discutir a valorização e formação dos profissionais de Ciências Naturais, será realizado entre os dias 25 e 29 de novembro na UFPA o IV Congresso Nacional de Ciências Naturais (IV CONCINAT) e o VI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Naturais (VI ENECINA). A programação é organizada pelo centro acadêmico de Ciências Naturais da UFPA (CACIN)  e pelo Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da UEPA.

“O evento é importante para os cursos de Licenciatura em Ciências Naturais, pois proporciona debates sobre os desafios da inserção do professor de Ciências Naturais no mercado de trabalho, além de apresentar as oportunidades de ensino, pesquisa e trabalho para a área das Ciências Naturais através de um espaço de produção e divulgação científica na área”, explica a professora Rachel Macedo da Silva, da Facin.

Os eventos também coincidem com os aniversários dos cursos de Ciências Naturais das duas universidades. O curso da UEPA completa 20 anos em 2019, enquanto o da UFPA completa 10.

“Comemorar esses anos de surgimento do curso com um evento nacional na maior universidade do norte do Brasil torna-se especialmente importante. Além disso, a região amazônica tem a maior concentração do curso ofertado por diversas universidades como UEPA, UFPA, UFMA, UFAM e UFOPA. Precisamos assim, valorizar esse profissional e discutir sua inserção no mercado de trabalho, especialmente nessas regiões da Amazônia”, declara a professora.

Programação – O evento contará com mesas, palestras, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos, além de feira cultural e um coquetel de encerramento no dia 29, que será inteiramente dedicado ao ENECINA. Mais informações sobre a programação podem ser vistas aqui.

Inscrições – As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de novembro, e os valores das taxas de inscrição variam. O valor é de R$70 para alunos de graduação, R$90 para estudantes de pós-graduação, R$112 para estudantes egressos e professores de educação básica e R$133 para professores de ensino superior e pesquisadores. Além disso, há um acréscimo de 20 a 22 reais nas inscrições, caso o inscrito deseje uma camisa do evento.

As inscrições podem ser feitas aqui.

IV Congresso Nacional de Ciências Naturais e VI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Naturais

Data: 25 a 29 de novembro

Local: Campus Belém da UFPA

Mais informações e inscrições: site do evento