Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Abaetetuba promove a I Jornada de Extensão de Matemática

Campus Abaetetuba promove a I Jornada de Extensão de Matemática

• Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 17h51

Jornada matemática abaetetuba

O Campus Universitário da UFPA de Abaetetuba realizou, na última quinta-feira, dia 14 de novembro, a I Jornada de Extensão de Matemática, na Escola Estadual Bernadino Pereira de Barros. O evento foi coordenado pela professora Suellen Arruda e executado pelos discentes do curso de Matemática. Os universitários realizaram uma série de trabalhos, como: “Jogos Matemáticos para o Ensino de Plano Cartesiano”, “Ensinando Triângulos e Circunferência para Deficientes Visuais”, “Polígonos em Dobraduras”, entre outros temas. A I Jornada de Extensão contou com a participação de 350 alunos da Escola Bernadino Pereira.

“É muito bom quando a UFPA traz o que está sendo produzido lá e aplica a prática nas escolas. Eles conseguiram dinamizar o estudo em Matemática por meio do lúdico, e o resultado foi bom, nossos alunos gostaram do que viram aqui”, afirmou o diretor da escola, professor Luiz Félix.

Para a estudante da nona série da Escola Bernadino Pereira Valéria Matos, foi uma surpresa descobrir novas formas de aprender Matemática. “Foi muito interessante a forma como eles ensinaram o assunto, nunca pensei que a gente podia aprender Matemática através do futebol”, afirmou a estudante sobre o trabalho de tema “Noções Primitivas e Figuras Geométricas - utilizando o campo de futebol”.

Jornada matemática abaetetuba 2Inclusão e representatividade - Um dos trabalhos apresentados na jornada tinha como objetivo levar ao deficiente visual um desenvolvimento na área da Matemática, especificamente geometria plana, refletindo possibilidades de alterar os modos de pensar, ensinar e aprender de professores e alunos com deficiência. “Tentamos adaptar esses objetos utilizados aqui, para que os alunos pudessem perceber as dificuldades que os deficientes visuais têm em estudar esses assuntos”, declarou um dos componentes da equipe do trabalho, Jeison Carlos, que é deficiente visual.

Entre todas as temáticas apresentadas, também houve espaço para se mostrar um pouco da representatividade feminina em diferentes áreas da Ciência. “Queríamos apresentar modelos inspiradores de mulheres que fizeram grandes contribuições na área da Matemática, da Física, Química, e da Engenharia. Então, trouxemos essa tenda com fotografias, biografias, documentários de mulheres, para que pudéssemos estimular as alunas a estudarem Matemática ou áreas afins”, disse Graziella Vilaça, integrante da equipe que trabalhou o tema “Mulheres na Matemática”.

Jornada matemática abaetetuba 4Caráter extensivo - “O curso de Matemática teve seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) reformulado, conforme a resolução de 2017, então nós temos agora a obrigatoriedade dos 10% da carga horária do curso ser destinada à extensão. Então a ideia é que a gente possa fazer projetos para a comunidade em geral, levando a universidade para esses locais e apresentando o que é feito na universidade, pelos nossos alunos”, explicou a professora Suellen Arruda

De acordo com a professora, essa Jornada de Extensão de Matemática também trouxe grandes benefícios para os discentes do curso.  “O primeiro ponto a ser analisado sobre o evento são os nossos alunos da Universidade. Eles estão no segundo semestre e estão tendo o primeiro contato com o público-alvo, que são os estudantes do ensino fundamental e médio. Então eles tiveram a prática docente e criaram  estratégias de ensino para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos em relação à Matemática”, afirmou a docente.

Texto e Fotos: Giovane Silva - Assessoria de Comunicação do Campus Abaetetuba