Página inicial > Ultimas Notícias > Capes reúne com universidades da Amazônia e anuncia novo programa

Capes reúne com universidades da Amazônia e anuncia novo programa

• Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 16h31

reunião Capes UFAM

Em reunião realizada na Universidade Federal do Amazonas, nesta quarta-feira, 20 de novembro de 2019, a Capes anunciou a destinação de R$ 80 milhões ao longo dos próximos cinco anos para financiamento de um novo programa voltado ao fortalecimento da pós-graduação na Amazônia.

A decisão atende ao pleito apresentado anteriormente à Capes pelo Fórum de Reitores das Universidades Federais da Amazônia. Na reunião desta quarta, um protocolo de cooperação foi firmado entre a Capes e o Fórum de Reitores, com o intuito de definir, no prazo de noventa dias, o formato final do novo programa.

Participam da reunião na UFAM o presidente da Capes, Anderson Ribeiro Correia, a diretora de Programas e Bolsas da Capes, Zena Martins, reitores de todas as universidades federais na Amazônia e coordenadores dos projetos aprovados no Edital do Procad Amazônia 2018. Além do anúncio de novos apoios, o evento terá sessões de avaliação do andamento dos projetos Procad.

Na abertura do evento, o presidente da Capes, Anderson Correia, destacou a importância de fortalecimento da pós-graduação em cada um dos estados da Amazônia. “É incorreto dizer que um estado da Amazônia supre a necessidade do outro. Cada estado tem que ter a sua autonomia para a formação de recursos humanos. Precisamos estudar e focar em diminuir as assimetrias regionais”, afirmou Anderson Correia.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, a decisão de lançar um novo programa para a Amazônia merece aplauso. “A Capes reconhece, com a destinação de mais recursos para a região, a importância de trabalhar para vencermos as assimetrias regionais. Mais do que isso, garante antecipadamente os valores que serão necessários para a nova ação de fortalecimento de nossos programas de pós-graduação”.

O reitor também destacou diretrizes sugeridas pelo Fórum para o novo programa. “É importante estender o apoio a cooperações envolvendo novos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação. Além disso, é importante que as novas cooperações incluam parceiros estrangeiros, desse modo fortalecendo o processo de internacionalização dos programas. Por fim, seria muito bom termos uma alternativa para fixar pesquisadores de alto nível formados nos doutorados já existentes na região e não estão encontrando oportunidades imediatas de contratação nas nossas universidades”, afirmou Emmanuel Tourinho.

A reunião na UFAM prossegue até a sexta-feira, 22 de novembro, com a participação de gestores da Capes e das universidades e pesquisadores das universidades da Amazônia.

Texto e foto: Divulgação