Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Barros Barreto realiza o último módulo das capacitações para profissionais de Enfermagem
Início do conteúdo da página

Hospital Barros Barreto realiza o último módulo das capacitações para profissionais de Enfermagem

  • Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 16h35

capa capacitacaoenfermagem

Na última segunda-feira, 18 de novembro, a Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) realizou o último módulo da capacitação para profissionais de Enfermagem. A palestra finalizou uma série de 40 cursos, que abordaram, durante o ano inteiro, temas relevantes para o trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. 

O tema do último módulo foi "Suporte de Vida Avançado", liderado por Francilene Bello, professora da Faculdade de Enfermagem da UFPA e enfermeira, utilizando a metodologia de simulação realística com demonstrações práticas. O objetivo foi atualizar e informar os profissionais da Enfermagem sobre os procedimentos da reanimação cardiorrespiratória, mais conhecida como RCP. Tal procedimento é utilizado quando a circulação do sangue de uma pessoa para e os órgãos não recebem mais oxigênio para funcionarem devidamente. 

"Este curso pode ser crucial para estimular o raciocínio crítico do profissional que estará atendendo ao paciente numa emergência. Se ele prestar atenção nos detalhes, ele pode otimizar o atendimento", explica Francilene Bello. "Quando um paciente para, a partir de 6 minutos sem oxigenação nos órgãos, os danos no paciente já estão em níveis celulares. Após 16 minutos, se nada for feito, esse paciente terá morte cerebral completa e irreversível. Com um atendimento de qualidade, podemos ganhar tempo e salvar a vida de alguém sem que haja sequelas", ela afirma. 

Durante a palestra, a professora Francilene Bello fez demonstrações de reanimação cardiorrespiratória com vários participantes do curso e mostrou alguns equipamentos essenciais nessa situação, como o reanimador manual, além de ensinar, de forma lúdica e descontraída, como fazer a contagem da compressão torácica, popularmente chamada de massagem. 

"Aprender sempre é importante, pois nós precisamos enriquecer o trabalho que nós realizamos no hospital", diz Luciana Fernandes, enfermeira do hospital universitário João de Barros Barreto. "E para um profissional da Enfermagem, é muito mais importante que a gente sempre se atualize, porque nós somos os profissionais que mais estão em contato com o paciente", ressalta. 

Já de acordo com Patrícia Valadares, técnica em Enfermagem, é necessário que os profissionais da saúde se conscientizem sobre as técnicas de reanimação e ensinem-na fora do ambiente hospitalar. "Isso pode acontecer em qualquer momento, lugar e hora, e nem sempre há um enfermeiro ou técnico perto para ajudar. Todos devem se atentar para isso e, assim, mais vidas podem ser salvas, sem dúvida", afirma.

Capacitações - O Projeto "O Processo de Trabalho da Equipe de Enfermagem na Gestão do Cuidado" é uma iniciativa da Divisão de Enfermagem (DivEnf) do HUJBB por intermédio de sua Coordenação de Educação Permanente. Com o objetivo de aprimorar e atualizar conhecimentos dos profissionais da área, o projeto realizou 40 capacitações, que se iniciaram no mês de março deste ano e vão se encerrar no mês de novembro.

A gestão de custo hospitalar, regulação, suporte de vida avançado, humanização e dimensionamento na assistência foram alguns dos temas abordados ao longo do ano. "Esses são assuntos com os quais os profissionais lidam constantemente em seu cotidiano de trabalho, por isso a finalidade é manter atualizados os conhecimentos para que eles se revertam em melhoria na assistência dos nossos pacientes", afirma a coordenadora de Educação Permanente da Enfermagem/HUJBB, Elizabeth Pereira.

Para a chefe da Divisão de Enfermagem do HUJBB, Elaine Souza, uma equipe capacitada consegue, além de melhorar e garantir assistência segura ao paciente, demonstrar práticas adequadas aos residentes e estudantes da graduação que realizam atividades na Instituição. "Como hospital de ensino e assistência, o Barros Barreto trabalha sempre em busca da excelência profissional, por isso, dentro da DivEnf, temos como um dos pilares a educação permanente, buscando sempre melhorar a formação do nosso corpo assistencial", afirma. 

Texto: Giullia Moreira e Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Giullia Moreira - Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

registrado em:
Fim do conteúdo da página