Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão desenvolve ações sobre saúde emocional para alunos da pós-graduação

• Publicado: Quarta, 20 de Novembro de 2019, 17h40

Acolher 26 11

Questões emocionais se fazem presentes na vida diária entre os universitários. Pensando nisso, o Projeto de Extensão Acolher, da Universidade Federal do Pará (UFPA), irá realizar, no dia 26 de novembro, a roda de conversa sobre o tema "Existe vida durante a pós?". O intuito é criar um espaço de escuta e acolhimento, para os alunos, sobre questões emocionais na pós-graduação. A programação será aberta a todos os alunos de pós-graduação (de dentro e de fora da UFPA) e irá acontecer na sala 17, do prédio 2 do NTPC.

O Projeto Acolher UFPA vem atuando desde 2018 com estudantes de pós-graduação a fim de promover ações de saúde emocional, tendo em vista o alto índice de estresse, desistências e adoecimentos dos alunos. De acordo com a professora Rachel Ripardo (NTPC/UFPA), participar de rodas de conversa entre estudantes é uma das formas de desabafar sobre os estresses diários e, dessa forma, criar estratégias de enfrentamento com base nas experiências pessoais e dos colegas.

“Existem poucos serviços e atividades voltadas exclusivamente para o público da pós-graduação, e muitas vezes esse público não se enxerga como alunos da universidade e carrega um peso duplo de serem estudantes e cientistas. É importante estar entre os semelhantes para compartilhar as experiências, pode ser terapêutico, além de o projeto divulgar outros serviços de atendimento individual para aqueles que estão passando pelo processo de adoecimento emocional”, explica Ana Maria Fernandes, aluna de Psicologia e bolsista do Acolher.

Acolher UFPA - O projeto consiste basicamente em três ações: a primeira é a roda de conversa, que ocorre mensalmente e tem a temática definida sempre no final do encontro anterior, de acordo com os temas que os alunos participantes trouxeram e querem debater; a segunda são as oficinas gratuitas, que tratam de habilidades que os estudantes acham necessárias para a pós-graduação, como manejo de tempo e assertividade; e a terceira ação é o encaminhamento, que ocorre em caso de identificação de demanda psicológica de algum estudante.

As atividades do projeto são guiadas por temas relacionados com a saúde emocional que sejam de interesse da comunidade discente. Os alunos de pós-graduação que forem à roda irão conversar sobre o equilíbrio entre vida social, de trabalho e acadêmica na pós-graduação, trazendo suas experiências para compartilhar com o grupo, por meio de um espaço de escuta e acolhimento. A programação é grátis e não precisa de pré inscrição.

Serviços:

Projeto de Extensão Acolher UFPA irá realizar a roda de conversa sobre o tema "Existe vida durante a pós?".

Data: 26 de novembro de 2019.

Hora: às 10h.

Local: Sala 17, do prédio 2 do NTPC, que fica ao lado do portão 2.

Para saber mais, acesse a página do facebook.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação