Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto realiza mutirão para reconstrução de pontes em comunidades ribeirinhas de Breves

• Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 18h01

Projeto Comunidades Ribeirinhas Breves

O Programa “Redes de Comunidades Ribeirinhas”, da Faculdade de Serviço Social do Campus de Breves da UFPA, realizará, no dia 30 de novembro, o mutirão “Pontes de verdade: Por direitos e dignidade”, com o objetivo de recuperar 800 metros de pontes, em estado precário, que atrapalham o deslocamento de mais de 50 famílias nas comunidades ribeirinhas Vila Intel II e Magebras.

Para possibilitar a reforma, está sendo realizada a “Campanha das pontes: construindo direitos sobre as águas”, para arrecadar 300 quilos de pregos no formato 3x9. “A própria comunidade decidiu que a prioridade das nossas ações são as pontes. Eles andam por cima das águas nestas estruturas, que estão precárias. A chuva apodrece a madeira e, em muitos casos, nem há mais pontes. Essa precarização causa muitos acidentes e impede inclusive que as crianças possam ir à escola. A nossa campanha busca mobilizar a sociedade de Breves para reconstruí-las”, explica o professor Eunápio Dutra, coordenador do projeto.

Projeto Comunidades Ribeirinhas Breves 2Segundo ele, os moradores de Breves também podem colaborar no mutirão, participando ativamente na reforma. “Podemos levar cerca de 40 pessoas a cada comunidade para dar suporte e trabalhar na revitalização das pontes. Para pensar a realidade nessas comunidades, se colocar no lugar deles e perceber o quanto elas são importantes para a cultura amazônica”.

Também serão realizadas no dia do mutirão atividades culturais e oficinas. “Teremos atividades para crianças e idosos e convidamos artistas para cantar e dançar no dia. Este também será um dia de lazer e celebração. As populações ribeirinhas têm muita força e poder, e esse mutirão é capaz de trazer isso à tona”.

Os pontos para arrecadação de material em Breves são as Escolas Gerson Peres, Maria Elizete Fona Nunes e Maria Câmara Paes. Além disso, também são aceitas doações nos Campi de Breves da UFPA e do Instituto Federal do Pará (IFPA) e das Faculdades Unopar, Unicid, Famma e UNIP. Em Belém. Doações podem ser entregues na Biblioteca Central da UFPA.

Projeto Comunidades Ribeirinhas Breves 3Redes de comunidades ribeirinhas - O projeto se iniciou em uma visita técnica da turma de Serviço Social da UFPA em comunidades ribeirinhas que eram áreas de extração de madeireiras no Marajó. O programa busca entender a realidade dessas comunidades e ampliar a participação social da população, que se encontra em situação de vulnerabilidade.

São realizadas oficinas e atividades culturais e educativas, para formar os envolvidos e construir consciência social e de colaboração nas comunidades. Além disso, os pesquisadores e os estudantes envolvidos no projeto também participam de atividades próprias das comunidades, como reuniões, para entender melhor as demandas e necessidades dos povos ribeirinhos.

Campanha das pontes: construindo direitos sobre as águas

Período: até 29 de novembro
Locais de coleta: Marajó: Escolas Gerson Peres, Maria Elizete Fona Nunes e Maria Câmara Paes; Prédio administrativo do Campus de Breves da UFPA; do IFPA; da Unopar; da Unicid; da Famma e da UNIP.
Belém: Biblioteca Central da UFPA (Campus Básico)
Mais informações na página do projeto

Texto: Rafael Miyake- Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação Projeto