Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Meio Ambiente recebe 1ª Jornada de Diálogos Interdisciplinares
Início do conteúdo da página

Núcleo de Meio Ambiente recebe 1ª Jornada de Diálogos Interdisciplinares

  • Publicado: Sábado, 23 de Novembro de 2019, 14h29

Jornada interdisciplinar NUMA

O Programa de Pós-Graduaçâo em Gestão do Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) realizará a 1ª Jornada de Diálogos Interdisciplinares, no dia 29 de novembro, das 8h30 às 17h, no Núcleo de Meio Ambiente (NUMA). O evento, criado pelos doutorandos do programa, é um espaço para cultivar o diálogo interdisciplinar e promover a interação entre mestrandos, doutorandos, professores de outros programas de pós-graduação e a sociedade em geral. As inscrições podem ser feitas no local do evento.

A 1ª Jornada traz como tema central a “Análise de Políticas Públicas” e contará com trabalhos apresentados e debatidos em quatro perspectivas analíticas: a análise cognitiva (Pierre Muller e Yves Surel), a sociologia da ação pública (Pierre Lascoumes e Patrick Le Galès), arenas públicas (Daniel Cefaï) e perspectiva diacrônica (Jean-François Baré).

A programação terá ainda o lançamento do livro Reinvenções Territoriais - Diversidade e Aprendizagem Social, organizado pelos professores Aquiles Simões, Eliana Teles, Gilberto Rocha e Laurence Granchamp. A obra é fruto de uma construção interdisciplinar empreendida por dois grupos de pesquisa, GEDAF e GEPIATI, e da interação entre diferentes programas de pós-graduação, PPGEDAM e PPGCITI.

Reinvenções Territoriais - Segundo os organizadores, o livro traz uma instigante reflexão sobre como a diversidade territorial se estrutura com base em atributos produzidos e apropriados na ação local, diversidade essa em constante reinvenção propulsora de processos de inovação e de aprendizagens sociais, justificando, assim, o título que foi dado a ele.

A parte I se debruça sobre os dilemas e desafios expressos nas múltiplas territorialidades que se constroem na resistência e na busca por direitos por meio de mobilizações sociais em territórios sob os efeitos de grandes empreendimentos, assim como se manifestam na própria diversidade da sociedade camponesa, incluindo reservas extrativistas marinhas em que os desafios à gestão territorial são clarividentes.

A parte II abrange diferentes perspectivas sociotécnicas reveladoras da diversidade agroambiental, mobilizando tanto descrições aprofundadas do meio ambiente de várzea como reflexões sobre a agricultura urbana e periurbana. Demonstra também como experiências inovadoras, que podem ser caracterizadas como novidades sociotécnicas e/ou tecnologias sociais, fortalecem o protagonismo dos atores locais na reinvenção territorial.

Texto e arte: Assessoria NUMA

registrado em:
Fim do conteúdo da página