Página inicial > Ultimas Notícias > Santander, UFPA e Unicamp lançam o programa de cooperação “Ciência e Artes – Povos da Amazônia”

• Publicado: Domingo, 24 de Novembro de 2019, 00h02

UFPA UNICAMP SANTANDER 2

O Banco Santander, a Universidade Federal do Pará e a Universidade Estadual de Campinas assinaram, na última sexta-feira, 22 de novembro, na Unicamp, o convênio que cria um novo programa de cooperação acadêmica: “Ciência e Artes – Povos da Amazônia”. O programa prevê que discentes da UFPA realizarão um estágio junto a grupos de pesquisa da Unicamp, com apoio financeiro do Banco Santander.

Participaram da cerimônia o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, o superintendente Executivo do Santander Universidades, Steven Assis, e a superintendente Executiva de Desenvolvimento Sustentável do Banco Santander, Karime Bueno.

Pelo acordo estabelecido, o Banco Santander concederá a cada participante do estágio um auxílio financeiro para o deslocamento e outras despesas, a Unicamp custeará a moradia e a alimentação e a UFPA concederá também um auxílio financeiro. A Unicamp selecionará os grupos de pesquisa que receberão os alunos e a UFPA selecionará os discentes que participarão do estágio.

UFPA UNICAMP SANTANDER 3Serão candidatos ao estágio discentes da UFPA indígenas, quilombolas, ribeirinhos e membros de comunidades extrativistas. O estágio terá duração de seis semanas, e esta primeira edição acontecerá no período de 13 de janeiro a 20 de fevereiro de 2020. Segundo o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, os discentes serão acolhidos em projetos nas áreas de alimentos, qualidade da água e saúde. Os candidatos podem ser alunos de qualquer curso da UFPA e participarão também de algumas oficinas com outros grupos acadêmicos da Unicamp.

O superintendente Executivo do Santander Universidades, Steven Assis, destacou a importância da parceria para a realização do programa e a integração da proposta às ações do Banco Santander nas áreas de educação superior e de sustentabilidade. “Este é um programa inovador, integrando diferentes instituições e diferentes setores do Santander. Temos a certeza de que teremos excelentes resultados com a iniciativa”, afirmou Steven Assis.

UFPA UNICAMP SANTANDER 1O reitor da UFPA descreveu, na oportunidade, os programas de inclusão desenvolvidos na UFPA e ressaltou o valor da nova parceria para o enriquecimento da formação dos discentes selecionados para o estágio. “Estamos empenhados em oferecer a melhor formação possível, cientes de que esse trabalho gera um impacto muito positivo não só para os próprios alunos, mas também para as suas comunidades”, afirmou o reitor. Emmanuel Tourinho agradeceu a parceria do Banco Santander e da Unicamp e destacou que a presença dos alunos da UFPA na Unicamp também contribuirá para maior conhecimento das culturas dos povos da Amazônia. “Temos aprendido muito com os nossos alunos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas. A presença destes em nossos campi enriquece o ambiente da UFPA e propicia o nosso conhecimento de suas culturas. Tenho a certeza de que os discentes darão a mesma contribuição durante a sua estada na Unicamp”, concluiu o reitor.

A seleção dos alunos da UFPA para a realização do estágio acontecerá com base em edital a ser lançado em breve pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Texto e fotos: Divulgação