Página inicial > Ultimas Notícias > Ebserh promove capacitação em Sistemas de Informação em Saúde no Complexo Hospitalar da UFPA

• Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 18h10

capa sistemas EBSERH

Nos dias 18, 19 e 20 de novembro, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) promoveu o curso "Sistemas de Informação em Saúde", voltado para profissionais do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ministrado por Vanderley Moya, da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, a atividade pautou diversos temas ligados às questões administrativas e técnicas dos sistemas de informação em saúde e contou com a participação de servidores dos setores de Regulação, Tecnologia da Informação e de profissionais da saúde dos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB)

Regulamentos sobre autorizações de internação, mudanças de procedimentos, captação de órgãos, aplicação de medicamentos, registro de lesões, incisões e afins, bem como informações sobre a evolução dos pacientes e atendimentos diários foram alguns dos tópicos abordados. "A informação é uma ferramenta primordial para fazer uma boa gestão, melhor uso de recursos. Um curso desses pode ajudar a conseguir uma qualidade maior de serviços oferecidos nos hospitais", afirma Vanderley Moya, instrutor do curso. Ainda, segundo ele, com uma regulamentação adequada, nós conseguimos avaliar, monitorar e planejar os pacientes e os resultados dos atendimentos.

Para Adriana Leite, médica otorrinolaringologista do hospital Bettina Ferro de Souza, que participou do curso, "é necessário entender essas regras para que tudo no hospital ocorra conforme a lei". Ela explica que qualquer gestor e funcionário de auditoria precisam entender os sistemas informatizados, pois existem muitas exceções e nuances. "O objetivo final é sempre oferecer um bom atendimento ao paciente, então estamos dando o nosso melhor no curso e tirando nossas dúvidas para que isso aconteça", afirma.

"As capacitações são importantes para o aperfeiçoamento dos colaboradores e para o alcance das metas institucionais. A Ebserh reconhece isso e tem investido em diversas capacitações que geralmente alcançam o nosso Complexo por meio de videoconferências e, agora, presencialmente", afirma Cynthia Pereira, chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP), vinculada à Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do Complexo. Para ela, o curso presencial foi um diferencial, pois os colaboradores tiveram a oportunidade de exercitar o manuseio dos sistemas que cotidianamente precisam ser operados, utilizando a estrutura do laboratório de Informática do hospital Barros Barreto, local onde a atividade foi realizada.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto: Giullia Moreira e Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh