Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto "Trilhas do Literário" homenageia o poeta Ruy Barata em caminhada pelo centro de Belém
Início do conteúdo da página

Projeto "Trilhas do Literário" homenageia o poeta Ruy Barata em caminhada pelo centro de Belém

  • Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 16h09

Ruy Barata

Na manhã do próximo sábado, dia 30 de novembro, será realizada a 13ª edição do evento “Trilhas do Literário”. A ação é um convite aberto ao público para ler e vivenciar poemas do poeta Ruy Barata em caminhada literária pelas ruas do centro de Belém, em comemoração ao centenário do escritor paraense. O projeto envolve professores e alunos da Universidade Federal do Pará e da Unama.

Nesta edição do Trilhas, que será uma homenagem a Ruy Barata, estão previstas leituras dos poemas e cantoria das canções do escritor e de seus parceiros, sobretudo Paulo André Barata, filho do poeta. A caminhada terá início na Praça Pedro Teixeira, ao lado da Estação das Docas, e terminará na Casa da Linguagem, em frente à Praça da República.

Segundo o professor Paulo Nunes, da Unama, um dos coordenadores do evento, a escolha do “Circuito Presidente Vargas” deve-se à sua importância para o poeta Ruy Barata, além de seu apelo cultural, pois lá se localizam diversos estabelecimentos-chave, tais como a Casa da Linguagem, o antigo Núcleo de Artes, o Theatro da Paz e o Bar do Parque, “onde constantemente Ruy assinava ponto”, afirmou o professor.

“Eu acho que fazer o "Trilhas do Literário" é sempre um momento de descobertas, de encontro com a cidade ou de reencontro com a cidade. A gente vai lendo poemas e narrativas para ter experiências sensoriais, cognitivas, ao ler os textos na rua, nos lugares vivenciados pelo escritor, e neste caso nós escolhemos o Ruy Barata pela importância do Ruy pra cidade de Belém. Acho que vai ser uma excelente oportunidade para que a gente possa se juntar com pessoas, estudantes, professores, sociedade em geral que queiram vivenciar a cidade pela voz, pelos olhos, pelo texto do Ruy Barata”, ressaltou a professora da UFPA Vânia Torres.

O "Trilhas do Literário" acontece duas vezes ao ano. No semestre passado, o projeto fez uma homenagem ao poeta João de Jesus Paes Loureiro. A ação resulta de parceria entre o Projeto de extensão “Amazônia e Narrativas Urbanas: experiências comunicativas, cidade, representações e sujeitos” (NarrarCidades), da UFPA, e o Projeto Academia do Peixe Frito (PPGCLC/UNAMA). Nesta edição, o evento conta, ainda, com o apoio do Núcleo de Pesquisas Culturais e Memórias Amazônicas (Cuma/UEPA) e da Casa da Linguagem (Fundação Cultural do Pará).

História do “Trilhas” - O Projeto de extensão “Belém da Memória: a cidade e o olhar da literatura”, datado de 1991, foi o que originou a ação “Trilhas do Literário”, criado em 2006 pelo professor Paulo Nunes, no curso de Letras da Unama. Em 2016, o professor se une à professora Vânia Torres pela disciplina Narrativas (PPGCLC/UNAMA) e, quando esta ingressou na Faculdade de Comunicação da UFPA, “Trilhas do Literário” passou a integrar o Projeto NarrarCidades (UFPA).

O professor Paulo enfatiza a face pedagógica do evento: “Em tempos difíceis para a pesquisa e para as ações acadêmicas no Brasil, a parceria interinstitucional da UFPA e da Unama é necessária para propor caminhos e ocupar a cidade. Infelizmente Belém tornou-se uma cidade ácida, suja, violenta, mal amada, assim é que o "Trilhas" propõe ocupar as ruas com a poesia de Ruy Barata”.

Sobre Ruy Barata -  Ruy Barata é poeta da 3a. Geração da poesia modernista brasileira, a geração de 45. Nascido no Baixo Amazonas paraense, em Belém ele inseriu-se na geração de escritores liderada pelo mestre Francisco Paulo Mendes, da qual faziam parte também Max Martins, Haroldo Maranhão, Paulo Plínio Abreu, entre outros. Ruy Barata tem um diferencial: sua formação socialista o fez participar da antologia Violão de Rua, da UNE. Sua poesia, quase sempre em parceria com o seu filho, Paulo André Barata, ganhou força e fama em todo o Brasil.

Serviço:

Trilhas do Literário - Ruy na Rua

Data: dia 30, sábado

Horário (concentração): às 8h30, na Praça Pedro Teixeira.

Horário (saída): às 9h

Previsão de término: às 11h30, na Casa da Linguagem

Público: estudantes, professores e demais interessados.

Texto: Divulgação
Foto: Reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página