Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Ciências da Arte recebe espetáculo "A morte do caixeiro viajante"

Instituto de Ciências da Arte recebe espetáculo "A morte do caixeiro viajante"

• Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 18h04

Foto Danielle Cascaes A morte do caixeiro viajante

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio dos discentes do primeiro ano do curso técnico em Teatro, Figurino Cênico e Cenografia, realizará sua Prática de Montagem, com a apresentação do espetáculo A morte do caixeiro viajante. A mostra ocorrerá em dois períodos: de 28 a 30 de novembro, e nos dias 1º, 5, 6, 7 e 8 de dezembro, em dois horários: às 18h e às 20h, no ICA.

O espetáculo A Morte do caixeiro viajante é coordenado e dirigido pelos professores Karine Jansen e Cláudio Didimano e conta com a participação dos concluintes do curso de Especialização em Dramaturgia. Os ingressos podem ser adiquiridos pelos valores de R$ 10,00 a inteira e R$5,00 a meia.

Foto Danielle Cascaes A morte do caixeiro viajante 2A morte do caixeiro viajante - O texto foi escrito em 1948, pelo autor americano Arthur Miller, e é considerado um clássico do teatro realista. O drama social vivido pelo personagem Willy Loman se dividi entre seus conflitos familiares e a profunda crise financeira em que se encontra em sua velhice. Com o advento da modernidade, Willy Loman se depara com a nova realidade econômica, desmontando o sonho americano, e sua realidade com a nova forma de trabalho.

Loman está inserido no sistema do capitalismo industrial dos estados nortistas americanos, que tiveram grande impulso no pós-guerra. Sua profissão de caixeiro viajante, envolta em grandes histórias e aventuras, sofre grande impacto com o avanço do desenvolvimento econômico do país, deixando Willy Loman e sua família desamparados em um momento crucial de sua vida.

A família Loman luta diariamente para sobreviver dignamente, mas possui problemas em função das relações fragilizadas entre si, por exemplo a relação ambígua de dependência com o filho Bif , como a realização do sucesso que ele próprio gostaria de ter almejado. A vida é de fato um emaranhado de emoções, frustrações, desejos, alucinações, desilusões. Esses são alguns dos elementos que compõem a trama familiar.

Além disso, a ideia que mais marca a vida de Loman, dita por seu melhor amigo, Charlie, é "você só tem aquilo que consegue vender". Uma filosofia expressa no capitalismo, que transforma as pessoas em míseros compradores e vendedores, sem nenhum amparo previdenciário no final de sua vida.

A morte do caixeiro viajante

Datas: de 28 a 30 de novembro, e nos dias 01, 05, 06 07 e 08 de dezembro
Horário: 18 e 20 horas
Local: Instituto de Ciências da Arte, na Av. Presidente Vargas, s/n - Praça da República - Belém/PA.
Ingressos: R$ 10,00 a inteira e R$5,00 a meia

Texto: Divulgação ETDUFPA/ICA/UFPA