Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor da UFPA recebe representantes de Universidade de Moçambique

Reitor da UFPA recebe representantes de Universidade de Moçambique

• Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 17h02

14.11.2019 Encontro com professores Africanos Foto alexandre de Moraes superior

A UFPA recebeu, na última semana, dia 14 de novembro, a visita do vice-reitor da Academia de Ciências Policiais de Moçambique (Acipol), Fernando Tsucana, e do coordenador de Pós-Graduação daquela instituição, Francisco Alar. Os representantes da Acipol participaram de uma reunião com o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, para a discussão de detalhes relacionados à realização de parceria acadêmico-científica entre as instituições.

A reunião contou também com a presença do vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira; da pró-reitora de Relações Internacionais (Prointer), Marília Ferreira; do professor Edson Ramos, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN); e de Silvia dos Santos de Almeida, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública (PPGSP).

“A Universidade tem buscado cooperar com instituições de países diversos e já temos algumas iniciativas em andamento com instituições de países africanos. Temos, agora, a possibilidade de expandir esse trabalho, incluindo a cooperação da UFPA com uma Academia de Ciências Policiais de Moçambique que tem interesse em construir propostas de cursos de mestrado em parceria conosco, aproveitando a experiência e o trabalho do nosso Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública”, contou o reitor Emmanuel Tourinho.

14.11.2019 Encontro com professores Africanos Foto alexandre de Moraes 42Durante o encontro, foi discutida também a possibilidade de criação de um curso de mestrado em parceria entre as duas universidades. O curso, caso seja criado, será ministrado na Acipol, por professores da instituição moçambicana e da UFPA. Será estudada a abertura de um outro curso, desta vez na UFPA, em uma cooperação entre as duas universidades.

“É o início de uma cooperação que certamente dará origem a um maior intercâmbio de professores e de alunos e ao desenvolvimento de pesquisas em colaboração. Então é muito bom para a Universidade que esta interação esteja ocorrendo e que novas iniciativas estejam sendo pensadas para as nossas instituições”, ressaltou o reitor.

Este pensamento também é compartilhado pelo vice-reitor da Academia de Ciências Policiais de Moçambique (Acipol), que ressaltou o fato de Moçambique passar atualmente por um processo semelhante ao apresentado na Amazônia, no século XX - de migração da população para cidades com recursos naturais abundantes e grandes projetos -  o que aproxima a realidade das duas regiões, em relação aos problemas que devem ser enfrentados e estudados na academia.

14.11.2019 Encontro com professores Africanos Foto alexandre de Moraes 29“É importante dar início a este programa, para que os professores daqui possam entender as nossas preocupações com toda a situação da segurança em Moçambique. Queremos ter também outras percepções para que possamos formatar o mestrado, e, a partir daí, acertar todas as atividades acadêmicas e de pesquisa que podemos realizar em conjunto”, completou o professor Fernando Tsucana.

Para a professora Silvia Almeida, a parceria entre a UFPA e a Acipol demonstra as vantagens da globalização para a internacionalização das instituições e dos PPGSPs, que podem trabalhar em soluções mais gerais para a Segurança Pública. “Espera-se que a parceria entre a Acipol e o PPGSP reflita diretamente no desenvolvimento de estudos que passam a abordar assuntos com alcance global, e não mais apenas local, aumentando a possibilidade de publicação de trabalhos de alto impacto na área de segurança pública e, ainda, contribuir para a formação de profissionais conectados com o mercado globalizado”.

Texto: Rafael Miyake - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes