Página inicial > Ultimas Notícias > Workshop introduz técnicas de espectroscopia Raman

Workshop introduz técnicas de espectroscopia Raman

• Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 17h36

Raman

Será realizado, na sexta e no sábado, dias 29 e 30, na UFPA, o "Workshop de espectroscopia Raman e técnicas relacionadas". Parte integrante do evento satélite do VI EnBraER, o workshop tem como objetivo introduzir técnicas experimentais que serão trabalhadas no EnBraER.

“Este workshop é importante para fazer uma capacitação de recursos humanos nas áreas físico-química. Essas técnicas são abrangentes e podem ser usadas em diferentes áreas. Além disso, também é importante incentivar estudantes a fazer esse tipo de pesquisa”, conta o professor Waldeci Paraguassu, coordenador do evento.

De acordo com o professor, as oficinas servem para se ter uma visão geral dos assuntos abordados e criar incentivos para que estudantes e profissionais busquem se especializar ou aprofundar os estudos em cursos de pós-graduação na área. “É bom mostrar que nós dispomos, na UFPA, de equipamentos adequados e estrutura para trabalhar o tema. Isso ajuda a atrair novos talentos para o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF)”, completa Waldeci Paraguassu.

Inscrições – As inscrições para o workshop são gratuitas e podem ser feitas presencialmente nas secretarias do PPGF ou do Centro Acadêmico de Física (CAFIS). Além disso, também é possível se inscrever enviando um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com os seguintes dados: nome, e-mail, nível de escolaridade e instituição. As inscrições são abertas para o público em geral.

Programação – No dia 29, será realizada a palestra “Fundamentos de Espectroscopia Raman”, das 9h às 10h, seguida dos minicursos "Fundamentos de Microscopia Eletrônica e TERS" e "Fundamentos de Análise Multivariada aplicada à espectroscopia Raman", das 10h30 às 16h e das 16h30 às 18h, respectivamente.

No dia 30, será retomado o minicurso "Fundamentos de Análise Multivariada aplicada à espectroscopia Raman", das 10h às 11h30.

Workshop de espectroscopia Raman e técnicas relacionadas

Data: 29 e 30 de novembro

Local: Prédio do PPGF (Campus Belém da UFPA)

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA