Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Praça da República terá nova edição do “Universidade na Praça” neste domingo, 1º
Início do conteúdo da página

Praça da República terá nova edição do “Universidade na Praça” neste domingo, 1º

  • Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 17h46

CAPA Universidade na praça

Para aproximar a sociedade da produção científica feita dentro das universidades públicas do Pará, no dia 1º de dezembro, irá acontecer mais uma edição do Projeto “Universidade na Praça”. O intuito é dar visibilidade à ciência paraense e valorizá-la, por meio da exposição de projetos de extensão, banners e artigos científicos em praça pública. O evento ocorrerá na Praça da República, a partir das 9h. Toda a programação é aberta ao público.

A 4ª edição da Mostra científica “Universidade na Praça” visa estabelecer um diálogo com a sociedade para apresentar os trabalhos desenvolvidos dentro das instituições de ensino. O objetivo é mostrar como todo o investimento realizado pelo governo retorna para a sociedade em forma de inovação, geração de oportunidades e desenvolvimento, visto que o conhecimento produzido na UFPA e nas demais universidades do Norte são extremamente importantes para o desenvolvimento regional e nacional.

“A partir do momento em que as pessoas entendem que dentro das universidades se pesquisam soluções práticas para os problemas enfrentados na sociedade, cria-se um laço entre a população e as universidades, de forma a reafirmar que o conhecimento acadêmico é produzido em prol do coletivo. Difundir essa ciência é vital para mostrar que tudo o que é produzido é de interesse e contribui para o desenvolvimento da região”, afirma o graduando Cleverson Nahum, um dos organizadores do evento.

Universidade na praça 1Pergunte a um Cientista – Na programação, estarão presentes 10 (dez) pesquisadores na dinâmica “Pergunte a um Cientista”, os quais ficarão disponíveis para conversar e tirar dúvidas da população sobre as suas áreas de pesquisa. Os temas serão: Ecologia, biodiversidade e conservação; Poluição (Ecotoxicologia); Mutagênese ambiental e Citogenética; Novas abordagens no tratamento do câncer; Transtornos alimentares; Superbactérias; Biotecnologia e Microbiologia e Uso de produtos naturais nas pesquisas em saúde.

Além disso, haverá a exibição de banners com pesquisas científicas produzidas nas universidades da região, em áreas como Biomedicina, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia, Física, Geografia, História, Medicina, Ciências e Meio Ambiente, Museologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Geoprocessamento e Robótica.

Universidade na praça 3Projeto Universidade na Praça - A iniciativa é uma mostra científica multidisciplinar realizada nas praças de Belém. O objetivo do evento é levar para a comunidade as produções científicas das universidades públicas, aproximando a população das mais diversas áreas do conhecimento, é um ótimo momento para chamar a família e conhecer o que realmente é feito dentro das instituições públicas de ensino.

O projeto é um movimento realizado por estudantes de graduação, pós-graduação e egressos das universidades que acreditam na Educação, nos resultados da Ciência e em como esses resultados impactam positivamente a comunidade.

Serviço:

Projeto “Universidade na Praça”

Data: 1º de dezembro

Hora: a partir das 9h

Local: Praça da República

Mais informações no facebook ou instagram

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página