Página inicial > Ultimas Notícias > Ilha de Outeiro recebe o Projeto Roteiros Geo-Turísticos pela primeira vez

Ilha de Outeiro recebe o Projeto Roteiros Geo-Turísticos pela primeira vez

• Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 17h49

OUTEIRO 30 NOV 2019 SÁBADO

A Ilha de Caratateua, mais conhecida como Outeiro, irá receber uma edição do Projeto Roteiros Geo-Turísticos no sábado, dia 30 de novembro. Sob o tema “O mundo é diferente da ponte pra cá: colonialismos e resistências na ilha de Caratateua”, o trajeto será feito de bicicleta, com um ônibus de apoio. A concentração para a saída será na Fundação Escola Bosque Eidorfe Moreira, às 8h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

As atividades do projeto na Ilha de Caratateua e em Icoaraci são desenvolvidas por meio de uma parceria do Grupo de Estudo de Geografia do Turismo da UFPA (GGeoTur), coordenado pela professora Goretti Tavares, com a Fundação Escola Bosque Eidorfe Moreira, por meio do apoio dos professores Agnaldo Aires, Ricardo Torres e Camila Pires. A parceria visa valorizar a memória, os costumes, as artes e os espaços urbanos como patrimônio histórico-cultural do povo paroara.

A escolha do tema “O mundo é diferente da ponte pra cá: colonialismos e resistências na Ilha de Caratateua” é intencional e tem como objetivo oferecer aos participantes a possibilidade de refletir sobre os problemas cotidianos, mas, ao mesmo tempo, como resultado do percurso, ter acesso a uma outra Caratateua, bem distante de diversos estigmas. “O roteiro vai vivenciar, por meio desta experiência, uma ilha onde vive uma gente acolhedora, trabalhadora e cheia de riquezas socioculturais”, afirma o professor Agnaldo Aires, um dos organizadores do evento.

O docente explica que, há cerca de um ano, foi iniciado um cuidadoso trabalho de pesquisa bibliográfica, leituras e debates coletivos, seguido de visitas a espaços da ilha, em que foi possível encontrar velhos moradores que viram de perto todo o processo de transformação social e paisagística que Caratateua vivencia há décadas.

“Escutamos muitas narrativas, memórias e presenciamos cenas de muita emoção. Percorremos lugares que, provavelmente, não são conhecidos pela imensa maioria dos ilhéus. É a hora de compartilhar esta experiência para permitir e facilitar o acesso de outros a este mundo diferente, da ponte para cá”, pontua.

Percurso - Nesta edição, o percurso do roteiro será mais extenso, por isso a necessidade das bicicletas. Percorrerá dois bairros da ilha: São João do Outeiro e Itaiteua, começando na Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, instituição criada pela comunidade em 1995 e inaugurada em 1996 pela Prefeitura de Belém.

Os demais pontos são: Primeira Rua, próximo à casa de Mariano Klautau, um dos idealizadores da Escola Bosque; Ponto de Cultura Ninho do Colibri; Escola Estadual do Outeiro e Batalhão da Polícia Militar, no qual ficava a antiga Hospedaria de Imigrantes, o Instituto Orfanológico, a Escola Agrícola Manoel Barata e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). O grupo seguirá para o Ninho do Pássaro Tem-Tem; Escola da Pesca; Portinho do Itaiteua; Igarapé Jararaca e, por fim, chegará à Biblioteca comunitária Tralhoto Leitor, quando haverá um diálogo com o mestre Apolo de Caratateua e apresentação do Boi Misterioso, brincado por crianças.

Caratateua - A ilha de Caratateua, conhecida popularmente como Outeiro, é uma das 39 ilhas de Belém, sendo a mais próxima da capital. É a principal de um de seus oito distritos, denominado Distrito Administrativo do Outeiro (DAOUT). Está ligada ao continente por meio de uma ponte com 360 metros de extensão e fica distante 25 quilômetros do centro da cidade. Caratateua possui cerca de 50 mil habitantes e passou por um processo de ocupação desordenada desde a construção da Ponte Enéas Martins.

Roteiros Geo-Turísticos - O projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGeoTur) da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará. As ações visam à prática de turismo histórico, cultural e patrimonial que propicie resgatar a memória socioespacial de Belém, por meio da criação e da aplicação de roteiros turísticos temáticos.

O projeto também ocorre fora do município de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores em Cametá e em Icoaraci. As duas experiências contam com a participação de alunos do ensino médio e da graduação.

Edição do Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos em Outeiro (Ilha de Caratateua)

Data: 30 de novembro
Local: saída da Fundação Escola Bosque Eidorfe Moreira (Av. Nossa Senhora da Conceição, s/nº, próximo à Agência Distrital)
Horário: 8h30.
Inscrições gratuitas aqui.
Mais informações podem ser conferidas na página do projeto no Facebook ou por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e número (91) 98414-0941.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação