Página inicial > Ultimas Notícias > Conferência marca comemoração de 30 anos do Laboratório Arthur Napoleão Figueiredo

• Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 17h49

arte LAANF

A Conferência “30 anos do Laboratório Arthur Napoleão Figueiredo”, que será realizada nesta sexta-feira, dia 29, no Auditório Setorial Básico, vai marcar as três décadas de criação desse espaço que abriga coleções etnográficas e dá apoio às atividades dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia (PPPGA) e em  Sociologia e Antropologia  (PPGSA).

A conferencista convidada será a antropóloga Anaiza Vergolino, que foi aluna de Arthur Napoleão Figueiredo e integrou a primeira geração de pesquisadores do LAANF. Atualmente, a professora, aposentada da UFPA, coordena o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).

Antes da conferência, outros pesquisadores que desenvolvem atividades e que contribuíram para a  história do LAANF serão homenageados. Haverá, ainda, a exibição do filme documentário sobre a história do Laboratório e o lançamento do Projeto acervolaanf.com

Início da história -  Os estudos antropológicos na Universidade são anteriores à criação da UFPA. A Antropologia era uma disciplina ofertada nos cursos de História e de Geografia. O acervo do LAANF, que começou a ser formado nos anos 1960,  conta com diversas peças de estudos da Antropologia na Amazônia. São várias coleções indígenas, ribeirinhas e afrorreligiosa.

Artur Napoleão Figueiredo e sua orientanda Anaíza Vergolino são os principais responsáveis pela formação do acervo, que ficou abrigado no então Laboratório de Etnologia e Etnografia, que não tinha espaço físico próprio, até a criação do Laboratório de Antropologia em 1989, no campus da UFPA.

Pesquisa – Além de dar suporte ao PPGA e ao PPGSA, o LAANF abriga as atividades de pesquisa e extensão de diversos grupos de pesquisa das Ciências Sociais, como os de Antropologia Visual (Visagem,) Grupo de estudos e Pesquisas Eneida de Moraes (Gepem), NosMulheres, Grupo de Estudos Populações Indígenas (GEPI) e Grupo de Estudos Afro-Amazônicos (GEAM).

A atual coordenadora do laboratório, professora Denise Machado Cardoso, destaca a importância do LAANF para a divulgação do retorno dos estudos desenvolvidos, assim como do acervo para a população, que será viabilizada pela implantação do Projeto AcervoLaanf.com: “O projeto pretende trabalhar a educação patrimonial, possibilitando visitação, presencial e virtual, dessa memória material da Antropologia. O inventário das peças será feito em parceria com o curso de Museologia da UFPA, envolvendo alunos da Graduação e da Pós-Graduação em Sociologia, História e da própria Museologia”, informa.

Arthur Napoleão Figueiredo – Para conhecer a história dos estudos antropológicos na Universidade Federal do Pará, é necessário conhecer a trajetória do pesquisador Arthur Napoleão Figueiredo, falecido há 30 anos.  O professor Arthur Napoleão foi militar e jurista e aproximou-se da Antropologia a partir dos anos 1940, tendo iniciado seus estudos no Museu Emilio Goeldi, ao lado do antropólogo Eduardo Galvão.  Foi professor da UFPA e orientador de toda uma geração de antropólogos, além de grande incentivador de parcerias com o museu, para o desenvolvimento da Antropologia na UFPA. Foi incansável na luta pela construção do laboratório, inaugurado no mesmo ano de seu falecimento.

Texto : Júlia Ramos - Ascom/IFCH