Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Comitê de Governança, Riscos e Controles aprova o Manual de Gestão de Riscos Organizacionais da UFPA
Início do conteúdo da página

Comitê de Governança, Riscos e Controles aprova o Manual de Gestão de Riscos Organizacionais da UFPA

  • Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 17h54

Manual de Gestão Organizacional

O Comitê de Governança Riscos e Controles (CGRC) aprovou o Manual de Gestão de Riscos Organizacionais da UFPA, em reunião realizada nesta terça-feira, 26 de novembro. O documento, desenvolvido pela Diretoria de Gestão Estratégica (Digest) da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), apresenta as principais diretrizes, as orientações e os conceitos básicos sobre a temática e a metodologia que será adotada pela Universidade para a implementação do processo de Gestão de Riscos.

A gestão de riscos organizacionais é uma prática importante para a boa governança nas instituições, sendo regulamentada, em nível federal, pela Instrução Normativa nº 01/2016 (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Controladoria-Geral da União) e pelo Decreto nº 9.203/2017. Internamente, na UFPA, a Gestão de Riscos é disciplinada pela Resolução-Consun nº 778/2018, a qual dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos (PGR) da Universidade e prevê a definição de uma metodologia de gestão de riscos alinhada ao contexto organizacional.

A aprovação do manual também definiu o nível de risco que a UFPA está disposta a aceitar na busca de seus objetivos. Assim, os riscos classificados como de nível baixo e nível médio serão aceitos pela Universidade, enquanto os riscos enquadrados como de nível alto e extremo deverão receber ações de tratamento por parte das unidades afetadas diretamente pelos riscos.

Manual de Gestão Organizacional 1

 “A gestão de riscos tem seu principal benefício relacionado a uma mudança de cultura nas instituições, na medida em que estimula uma atitude mais pró-ativa durante o processo de decisão, quando considerados os riscos associados ao atingimento dos objetivos. Assim, a implementação da gestão de riscos na UFPA vai ao encontro do que se espera de uma administração pública de qualidade: eficiência no uso dos recursos e eficácia no cumprimento de sua missão", explicou a coordenadora de Estudos Estratégicos da Digest/Proplan, Patricia Costa.

O CGRC – O comitê é formado pelo reitor da UFPA (presidente), pelo vice-reitor, pelos pró-reitores, pelo prefeito multicampi, pelo presidente do Fórum dos Coordenadores dos Campi da UFPA e pelo presidente do Fórum dos Dirigentes do Campus Belém. A aprovação do manual é mais uma etapa importante para a implementação da PGR, pois detalha como as unidades deverão implementar o processo permanente de identificar, avaliar e gerenciar situações que possam comprometer o alcance dos seus objetivos institucionais.

Manual de Gestão Organizacional 2

Capacitações – Desde 2018, a UFPA já vem ofertando duas capacitações anuais sobre o tema, denominadas “Gestão de Riscos na UFPA” e “Gestão de Riscos nas Contratações”, via Capacit/Progep, com o intuito de fomentar a cultura dessa temática na Instituição. Com a metodologia aprovada, a previsão é realizar capacitações específicas nas unidades sobre este assunto.

Nesse contexto, o próximo passo da Proplan será realizar os repasses metodológicos às unidades da UFPA para que elaborem seus Planos de Gestão de Riscos Organizacionais, orientando como essas unidades deverão identificar, avaliar e tratar os riscos. Esses planos serão consolidados pela Digest, em relatórios gerenciais que serão encaminhados ao comitê para acompanhamento.

Confira o Manual de Gestão de Riscos Organizacionais da UFPA aprovado.

Texto e fotos: Divulgação Proplan

registrado em:
Fim do conteúdo da página