Página inicial > Ultimas Notícias > Ciclo de seminários discute "Identidades e Política" na edição deste sábado

Ciclo de seminários discute "Identidades e Política" na edição deste sábado

• Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 18h57

Seminários Arte Pará mesa3

O Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA irá realizar, com a Fundação Rômulo Maiorana, mais uma edição dos Seminários Contemporâneos. A mesa deste sábado, 30/11, reunirá artistas pesquisadores, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGartesUFPA) e da Faculdade de Artes Visuais, e contará  com mediação da artista e curadora Keyla Sobral, doutoranda do PPGArtes. O seminário acontece no auditório da TV Liberal, 10h30, e tem entrada franca.

Esta terceira edição do ciclo de seminários terá como tema “Identidades e Políticas”, por uma proposta do professor Orlando Maneschy, que também é o curador da exposição Deslendário Amazônico – 80 anos de Paes Loureiro, no Arte Pará 2019. O objetivo deste ciclo de seminários e palestras é colocar o local da arte para além do campo estético, pensando nele como um dispositivo de transformação social.

Pensando questões de identidade, memória, historiografia, espaço social e corporeidades, a mesa reúne o pensamento de artistas que repercutem questões fundamentais da existência e materializam-se em forma de arte e, por conseguinte, de debate.

Seminários Contemporâneos Deslendário Amazônico – A programação irá reunir os artistas Allyster Fagundes, Danielle Fonseca, Ionaldo Rodrigues, Marise Maués e Rafael Matheus Moreira. Allyster Fagundes é artista e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Artes, pesquisando performance. Seu trabalho é concentrado nas identidades fluidas e de performatividade.

Rafael Matheus Moreira discute gênero e violência em suas pinturas políticas. O jovem artista, aluno de Artres Visuais na FAV, vem se destacando na cena local integrando a Coleção Amazoniana de Arte da UFPA.  Por sua vez, Danielle Fonseca discute corpos e surf por meio da reflexão filosófica que se materializa em arte.

Já Marise Maués, artista e discente do PPGartes, tem um denso trabalho de performance, discutindo espaço público, privado e ecologia, mais ainda os limites do corpo e a espacialidade urbana, o que pode ser observado em seu projeto de mestrado trabalhado com índígenas venezuelanos. Por fim, com formação em diálogo com a Sociologia, Ionaldo Rodrigues constitui um olhar crítico para a historiografia em todas as suas obras e no Arte Pará 2019 ativa a potência política presente nos poemas de Paes Loureiro.

Seminários Contemporâneos – Deslendário Amazônico

Data: 30 de novembro de 2019