Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Circular encerra 2019 com vasta programação neste domingo, 1º
Início do conteúdo da página

Projeto Circular encerra 2019 com vasta programação neste domingo, 1º

  • Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 17h10

Circular dezembro2019

Para encerrar as atividades de 2019, será realizada mais uma edição do Projeto Circular neste domingo, 1º de dezembro. Com uma programação ampla, incluindo rodas de conversa, dança e exposições, esta edição do Circular também contará com caminhada guiada por espaços históricos da Região Metropolitana de Belém, que será realizada pelo Projeto Roteiros Geo-Turísticos, da Universidade Federal do Pará.

Criado por parceiros atuantes nas áreas de arte e cultura dentro do Centro Histórico de Belém e em seu entorno imediato, o Projeto Circular Campina Cidade Velha foi iniciado em 2013, por iniciativa de um pequeno grupo de agentes culturais independentes, com o objetivo de resgatar as relações de vizinhança. Atualmente, são mais de 40 espaços, projetos e ações socioculturais em atuação territorial histórica de Belém.

“O Projeto Circular emerge da necessidade de revalorizar o centro histórico da cidade de Belém, atento ao potencial da diversidade de espaços coletivos e de empreendimentos culturais sediados nos bairros Campina, Cidade Velha e Reduto. Com a adesão de um número cada vez maior de membros, o projeto organiza atividades culturais em estabelecimentos e praças públicas da região e mobiliza processos educativos para jovens e adultos dos bairros do projeto e para os demais circulantes interessados”, explica a professora Goretti Tavares.

Roteiros Geo-Turísticos – Organizado pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGeoTur) da UFPA, o projeto busca promover caminhadas a pé, gratuitas, no centro histórico de Belém, e abordar o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade. Atualmente já se somam mais de dez roteiros, que visitam pontos turísticos e de grande valor histórico para a população paraense.

Neste domingo, o projeto irá promover a caminhada turística “Percorrendo e Revelando Paisagens do Reduto, o Bairro Industrial da Belém da Borracha”, que terá início no prédio do Quartel da PM (Complexo Histórico Tiradentes), às 8h30, e seguirá o seguinte trajeto: Doca do Reduto, Vilas do Reduto; visita à Casa do Fauno, na rua Aristides Lobo; Fábrica Phebo; O casario da rua Quintino Bocaiúva; a rua 28 de setembro e, por fim, a chegada na Doca de Souza Franco

Para os interessados em participar do trajeto, algumas observações e recomendações importantes são feitas pela coordenação do GGeoTur: o participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves e, se possível, levar guarda-chuva ou capa, pois a caminhada pode ser realizada mesmo com chuva. Durante o passeio, não haverá entrada nos prédios.

Serviços:

29º Projeto Circular

Data: 1º de Dezembro, domingo.

Local: Centro Histórico de Belém

Para inscrições, acesse aqui.

O projeto também conta com um canal no youtube.

Para mais informações, acesse o facebook do Roteiros Geo-Turísticos.

Saiba mais sobre o Projeto Circular e a programação desta edição aqui.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página