Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA sedia Encontro Nacional de Clubes de Ciências

UFPA sedia Encontro Nacional de Clubes de Ciências

• Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 17h15

Encontro de Clubes de Ciências

A Universidade Federal do Pará sediará, de 3 a 5 de dezembro, o Encontro Nacional de Clubes de Ciências 2019 (ENACC). Na ocasião, serão comemorados os 40 anos de existência do Clube de Ciências da UFPA. Para participar do evento, basta se inscrever no site. As taxas de inscrição variam de acordo com a categoria de participação, com valores a partir de R$25,00.

O evento consiste em uma oportunidade de colocar em pauta aspectos históricos e teóricos das diferentes iniciativas de estímulo à iniciação científica infantojuvenil. Além disso, serão abordadas questões acerca da formação de professores na Região Amazônica e em outras regiões brasileiras.

Entre os objetivos do ENACC 2019, estão oportunizar a divulgação científica e tecnológica de Clubes de Ciências do Brasil, a fim de fortalecer a colaboração de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos Clubes de Ciências da Amazônia e demais regiões do país, e promover a integração entre docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação que pesquisam a iniciação científica infantojuvenil e a formação de professores para o ensino com pesquisa.

“Realizar um encontro de discussão acadêmico-científica reunindo pesquisas sobre Clube de Ciências no Brasil potencializa a ação educativa dos Clubes de Ciências para a alfabetização científica de crianças e jovens. Além disso, induz revitalizações nas pesquisas sobre a iniciação científica e suas relações com a formação e as práticas docentes, tornando-se relevante e propício à melhoria da educação em Ciências para a educação básica em nosso país”, afirma a diretora-geral do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA (IEMCI), Isabel Lucena.

Inscrições - As inscrições devem ser realizadas pelo site do ENACC 2019. Os valores da taxa de inscrição variam conforme a categoria de participação: R$25,00 para estudantes de graduação ou de educação básica, R$50,00 para professores de educação básica e estudantes de pós-graduação e R$100,00 para professores de educação superior.

Na programação do encontro, há conferências, palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e apresentações culturais. O público-alvo são professores e pesquisadores da educação básica, do ensino superior e estudantes de graduação e de pós-graduação que queiram expor suas pesquisas e relatos de experiências para o debate do tema.

Clube de Ciências da UFPA - O CCIUFPA iniciou suas atividades em 1979, sob coordenação da professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves, com a sua dissertação de mestrado, que inovou as práticas de formação docente no âmbito da UFPA. É considerado o precursor do Instituto de Educação Matemática e Científica, criado três décadas depois, em 2009.

O clube é um espaço não formal de educação científica, no qual estudantes dos mais diversos cursos de licenciatura da UFPA e de outras Instituições de Ensino Superior - de forma voluntária ou como bolsistas - compõem equipes com professores do IEMCI e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PA), a fim de vivenciar experiências de Ensino de Ciências por Investigação com crianças e jovens oriundos de escolas públicas.

Para os licenciandos, o clube se configura como um laboratório didático/pedagógico, no qual os alunos, além da experiência de antecipação à docência, iniciam-se cientificamente na área do ensino de Ciências e Matemática. Já para os estudantes da educação básica, o espaço oportuniza a possibilidade de uma iniciação científica infantojuvenil e, consequentemente, aprendizagens diferenciadas com contribuições para a popularização da Ciência.

Encontro Nacional de Clubes de Ciências 2019 (ENACC)

Data: de 3 a 5 de dezembro

Local: auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI (Setor Básico do Campus da UFPA em Belém)

Inscrições: pelo site do Encontro. Com valores variados de R$25,00, R$50,00 ou R$100,00.

Mais informações podem ser conferidas aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA