Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Museu da UFPA continua com visitação aberta para exposição do Salão Arte Pará 2019
Início do conteúdo da página

Museu da UFPA continua com visitação aberta para exposição do Salão Arte Pará 2019

  • Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 17h34

11.10.2019 Arte Pará 2019 Museu da UFPA Foto Alexandre de Moraes site3

O Museu da Universidade Federal do Pará continua com visitação aberta para a exposição “As Amazonas do Pará, de curadoria de Nina Matos e consultoria de Paulo Herkenhoff, que integra a 38ª edição do Salão Arte Pará. A exposição ficará disponível até o dia 22 de dezembro, com visitação gratuita no horário das 10h às 17h, de terça a sexta-feira, e das 10h às 14h, aos sábados e domingos.

A exposição busca valorizar a produção de 26 artistas mulheres paraenses que apresentam em suas obras diferentes propostas estéticas e políticas. A seleção das obras foi realizada durante três meses, por meio de curadoria participativa, que contou com auxílio, na escolha das obras, das próprias autoras.

“Esta exposição vem para evidenciar a produção das mulheres artistas paraenses. São trabalhos potentes que mostram a produção delas, o que elas estão fazendo agora, e as questões que permeiam as obras delas. O visitante vai ter uma experiência de ver obras que se articulam entre si e que se reverberam. Assuntos que são explorados por uma artista encontram ressonância em outras, tais como questões sobre o feminino, violência contra a mulher e a violência contra a natureza que a gente habita aqui, a Amazônia”, explica a curadora da exposição, Nina Matos.

11.10.2019 Arte Pará 2019 Museu da UFPA Foto Alexandre de Moraes site2O salão apresenta 68 obras, que passam por pinturas, fotos, instalações e vídeos que convidam o visitante a interagir e a refletir com a percepção apresentada. Entre as obras apresentantadas estão aquelas de artistas pioneiras, como a Julieta de França e Antonieta Feio, mulheres que, já no início do século, sobreviviam da arte; e também obras mais contestadoras, que discutem as questões sociais e ambientais na visão de artistas regionais que estão pensando sobre o seu lugar no mundo nos dias de hoje.

“O Arte Pará já é uma tradição para nós e, este ano, é particularmente interessante, porque estamos recebendo uma exposição com a curadoria da Nina Matos que privilegia a mulher e os artistas regionais. Esse é um fator muito importante para a divulgação e para o estímulo às artes na nossa região”, ressalta a diretora do Museu da UFPA, professora Jussara Derenji.

Arte Pará 2019 - O Salão Arte Pará também está com uma exposição disponível no Museu do Estado (MEP). "Deslendário Amazônico" conta com a curadoria de Orlando Maneschy e curadoria adjunta de Keyla Sobral, e também apresenta obras exclusivamente de artistas paraenses. O MEP está localizado na Praça Dom Pedro II, s/n - Cidade Velha.

Serviço:

Mostra Arte Pará 2019 - As Amazonas do Pará

Data: Até 22 de dezembro de 2019

Local: Museu da UFPA, na Av. Governador José Malcher, 1192, Nazaré, Belém.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página