Página inicial > Ultimas Notícias > Museu da UFPA continua com visitação aberta para exposição do Salão Arte Pará 2019

• Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2019, 17h34

11.10.2019 Arte Pará 2019 Museu da UFPA Foto Alexandre de Moraes site3

O Museu da Universidade Federal do Pará continua com visitação aberta para a exposição “As Amazonas do Pará, de curadoria de Nina Matos e consultoria de Paulo Herkenhoff, que integra a 38ª edição do Salão Arte Pará. A exposição ficará disponível até o dia 22 de dezembro, com visitação gratuita no horário das 10h às 17h, de terça a sexta-feira, e das 10h às 14h, aos sábados e domingos.

A exposição busca valorizar a produção de 26 artistas mulheres paraenses que apresentam em suas obras diferentes propostas estéticas e políticas. A seleção das obras foi realizada durante três meses, por meio de curadoria participativa, que contou com auxílio, na escolha das obras, das próprias autoras.

“Esta exposição vem para evidenciar a produção das mulheres artistas paraenses. São trabalhos potentes que mostram a produção delas, o que elas estão fazendo agora, e as questões que permeiam as obras delas. O visitante vai ter uma experiência de ver obras que se articulam entre si e que se reverberam. Assuntos que são explorados por uma artista encontram ressonância em outras, tais como questões sobre o feminino, violência contra a mulher e a violência contra a natureza que a gente habita aqui, a Amazônia”, explica a curadora da exposição, Nina Matos.

11.10.2019 Arte Pará 2019 Museu da UFPA Foto Alexandre de Moraes site2O salão apresenta 68 obras, que passam por pinturas, fotos, instalações e vídeos que convidam o visitante a interagir e a refletir com a percepção apresentada. Entre as obras apresentantadas estão aquelas de artistas pioneiras, como a Julieta de França e Antonieta Feio, mulheres que, já no início do século, sobreviviam da arte; e também obras mais contestadoras, que discutem as questões sociais e ambientais na visão de artistas regionais que estão pensando sobre o seu lugar no mundo nos dias de hoje.

“O Arte Pará já é uma tradição para nós e, este ano, é particularmente interessante, porque estamos recebendo uma exposição com a curadoria da Nina Matos que privilegia a mulher e os artistas regionais. Esse é um fator muito importante para a divulgação e para o estímulo às artes na nossa região”, ressalta a diretora do Museu da UFPA, professora Jussara Derenji.

Arte Pará 2019 - O Salão Arte Pará também está com uma exposição disponível no Museu do Estado (MEP). "Deslendário Amazônico" conta com a curadoria de Orlando Maneschy e curadoria adjunta de Keyla Sobral, e também apresenta obras exclusivamente de artistas paraenses. O MEP está localizado na Praça Dom Pedro II, s/n - Cidade Velha.

Mostra Arte Pará 2019 - As Amazonas do Pará

Data: Até 22 de dezembro de 2019

Local: Museu da UFPA, na Av. Governador José Malcher, 1192, Nazaré, Belém.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes