Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos de Comunicação promovem debate sobre a atuação feminina no jornalismo esportivo paraense
Início do conteúdo da página

Alunos de Comunicação promovem debate sobre a atuação feminina no jornalismo esportivo paraense

  • Publicado: Domingo, 01 de Dezembro de 2019, 18h39

Projeto Esportecom

Para discutir o papel social do Jornalismo e a atuação da mulher na área esportiva, será realizado, no dia 5 de dezembro, o bate-papo “A mulher no Jornalismo esportivo paraense”. O evento marca o lançamento do Projeto Esportecom (ECom), que visa unir e tratar o esporte e o jornalismo de forma contra-hegemônica. A programação será às 15h, no espaço Rui Guilherme Paranatinga Barata, no novo prédio do PPGL-UFPA. O bate-papo é aberto ao público.

O intuito do evento é promover a reflexão sobre o estereótipo que o jornalismo esportivo ainda possui. “O esporte e a cobertura esportiva ainda são associados ao gênero masculino. A discussão sobre a presença e a ascensão das mulheres em diversas áreas, por meio de muita luta, cumpre todos os critérios de noticiabilidade do jornalismo. Portanto nada mais justo que trazermos à tona a temática da presença da mulher no jornalismo esportivo”, esclarece André Gomes, coordenador do Projeto EsporteCom.

Com base nos relatos das convidadas, a ideia é possibilitar o debate sobre as dificuldades e as conquistas da atuação de mulheres na cobertura esportiva. “É uma chance de chamar atenção dos estudantes para os desafios que o meio oferece e apresentar-lhes mais uma alternativa sobre qual seguimento do jornalismo seguir. O evento também marca o lançamento do Projeto Esportecom, uma oportunidade para aqueles que são apaixonados pelo esporte e pelo jornalismo, de unir as duas áreas”, afirma André Gomes.

De acordo com Mariana Malato, apresentadora de um programa esportivo e uma das convidadas do evento, o debate sobre o assunto é muito importante para mudar a percepção errada que a sociedade ainda possui sobre o jornalismo esportivo.

“Falar sobre isso e colocar esse tema sempre em pauta é muito necessário. É um trabalho de formiguinha, que, se ninguém fizer sua parte, não estaremos contribuindo para uma mudança no cenário jornalístico, esportivo principalmente, que já começou a acontecer. A gente não tem que procurar culpados, temos que construir uma nova visão para essa geração que está chegando”, garante Mariana Malato.

O evento é uma organização do Projeto EsporteCom, em parceria com o Centro Acadêmico de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (Caco/UFPA).

ECom – O Projeto EsporteCom é uma iniciativa de estudantes de Comunicação Social da UFPA, que surgiu com o intuito de fomentar um espaço contra-hegemônico de jornalismo esportivo que possibilite o debate e a apresentação de temas e aspectos dessa área. Para isso, o projeto usa recursos midiáticos no formato de vídeos na plataforma do youtube, nas redes sociais e textos nas mídias digitais para os estudantes estimularem a criatividade, o senso jornalístico e terem uma chance de combinar dois ingredientes (esporte e jornalismo) por que são apaixonados.

Serviço:

Bate-papo “A mulher no Jornalismo esportivo paraense”

Data: 5 de dezembro

Hora: às 15h

Local: Espaço Rui Guilherme Paranatinga Barata, no novo prédio do PPGL-UFPA (ao lado do bloco K) – Campus Básico.

Mais informações no facebook ou instagram

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página