Página inicial > Ultimas Notícias > Feira de Tecnologia de Alimentos expõe produtos elaborados a partir do reaproveitamento de resíduos

• Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 18h14

Tecnologia de alimentos

Nesta terça-feira, 3 de dezembro, irá acontecer a II Feira de Tecnologia de Alimentos, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA/ITEC/UFPA). O evento visa expor os produtos inovadores, nutritivos e de boa qualidade, que foram elaborados pelos alunos com base no reaproveitamento de resíduos e no desenvolvimento de alimentos funcionais. A feira será realizada no Complexo do Vadião, das 15h às 17h. A programação é aberta ao público.

O objetivo da realização é estimular os grupos de alunos a se reunirem e a trabalharen em equipes para desenvolver um produto alimentício dentro de uma temática sugerida por um professor. Para tanto, a realização da feira conta com o auxílio dos professores Renan Chisté (Engenharia de Alimentos), Rafaela Alves (Nutrição) e Camilo Teixeira (Química Industrial).

“A II Feira de Tecnologia de Alimentos surge com uma nova proposta, que, além de servir como uma ferramenta dinâmica de avaliação dos alunos dos três cursos de graduação da UFPA, estimula que os estudantes dos diferentes cursos e de diferentes momentos da formação acadêmica apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula na elaboração de um produto alimentício nas temáticas de ‘Aproveitamento de Resíduos’ e ‘Alimentos Funcionais’", explica o professor Renan Chisté, um dos organizadores do evento.

Sobre as atividades - Os grupos de alunos dos três cursos de graduação da UFPA (Engenharia de Alimentos, Nutrição e Química Industrial) estarão organizados em estandes para demonstrar o produto alimentício desenvolvido para a feira e também fornecer informações técnicas e gerais sobre as características particulares de cada produto, assim como o seu processo de produção e os possíveis benefícios atribuídos para quem o consome. Os grupos e os produtos desenvolvidos serão avaliados pelos professores responsáveis por cada turma e por alguns convidados. Haverá, também, uma premiação simbólica para os melhores produtos apresentados.

“Os produtos ali apresentados são apenas demonstrações de possibilidade do que pode ser elaborado a partir da aplicação de um processo visando ao reaproveitamento de resíduos ou a elaboração de um produto com características funcionais. Algumas pequenas amostras dos produtos poderão ser distribuídas pelos alunos à medida que os estandes forem visitados”, afirma o professor Renan Chisté.

Feira de Tecnologia de Alimentos – A atividade é a continuação de uma iniciativa adotada pelo professor Renan Chisté, em 2018, para avaliar os alunos do segundo semestre do curso de Engenharia de Alimentos da UFPA de uma maneira mais dinâmica, que envolvesse a aplicação dos conhecimentos teóricos iniciais dos discentes na produção de alimentos durante a disciplina ‘Princípios de Tecnologia de Alimentos’.

“A divulgação das atividades realizadas pelos alunos de qualquer curso da UFPA e também de qualquer produto ou tecnologia produzidos pela Universidade possui fundamental importância para que esse conhecimento seja disseminado por toda a comunidade acadêmica e para a sociedade como um todo. Nós, como Universidade/Instituto de Pesquisa, temos o dever de devolver para a sociedade o conhecimento gerado aqui dentro”, pontua o professor Renan Chisté.

II Feira de Tecnologia de Alimentos

Data: 3 de dezembro