Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Jornada de Etnomusicologia reúne pesquisas sobre culturas musicais da Região Norte
Início do conteúdo da página

Jornada de Etnomusicologia reúne pesquisas sobre culturas musicais da Região Norte

  • Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 21h36

Jornada Etnomusicologia

Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, a  Universidade Federal do Pará (UFPA) irá realizar a VI Jornada de Etnomusicologia, com o tema “Etnomusicologias: Perspectiva e Pluralidade”. O evento, que visa socializar pesquisas sobre culturas musicais da Região Norte, oferta uma programação variada, que inclui mesas-redondas, rodas de conversas e apresentações de trabalhos de alunos, pesquisadores e docentes. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas aqui.

A VI edição da Jornada de Etnomusicologia tem como objetivo promover um espaço de debate sobre as especificidades da pesquisa em Música na Região Norte, em relação à produção nacional e internacional. Dessa forma, o evento busca incentivar o diálogo entre pesquisadores da Etnomusicologia e de áreas afins, bem como estimular a participação dos estudantes de graduação e de pós-graduação em pesquisas sobre a temática e instigar o intercâmbio entre instituições que pesquisam Música.

A jornada demarca ainda um diferencial para a região, em razão de ser um evento prioritariamente destinado à socialização de pesquisas desenvolvidas nos âmbitos da graduação e da pós-graduação.

“É de grande importância colocar em debate o estado da pesquisa em Música, em especial na subárea Etnomusicologia, tendo em vista seus desdobramentos para a sociedade, seus antecedentes históricos e as perspectivas de fazer ciência na Amazônia, notadamente no campo das Artes”, afirma a professora Lilian Barros.

Laboratório de Etnomusicologia - Criado em 2014, o projeto está vinculado à Escola de Música (EMUFPA) – Cursos Básico, Técnico, Tecnológico e Licenciatura em Música – e ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da UFPA. Congrega o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (Gempa), ambos da UFPA, que têm como principal objetivo fomentar e produzir conhecimento sobre as diversas práticas musicais existentes na Região Amazônica. Posteriormente, passou a congregar, também, o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (Gemam), da UEPA.

Serviço:

VI Jornada de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Data: 4, 5 e 6 de dezembro de 2019

Local: UFPA

Inscrições aqui.

Para mais informações, acesse o site do evento ou na página do Labetno.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página