Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Abaetetuba recebe palestra de professor da Universidade do Minho

Campus de Abaetetuba recebe palestra de professor da Universidade do Minho

• Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 19h04

José Augusto Brito Pacheco

No dia 3 de dezembro, às 15h, a Universidade Federal do Pará (UFPA) irá receber a palestra internacional “Estudos curriculares, linguagens e saberes: a escola como produtora de diferenças e identidades”, no auditório central do campus universitário de Abaetetuba, com a presença do professor José Augusto Brito Pacheco da Universidade do Minho – Portugal. A conferência é aberta ao público e destinada a toda a comunidade acadêmica, sem a necessidade de inscrições.

A palestra faz parte de uma parceria internacional com a Universidade do Minho (UMinho), sediada em Braga, Portugal, celebrada por meio do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI)/Prointer/Propesp/UFPA.  Segundo a professora Vilma Nonato de Brício, o evento ampliará o debate sobre cooperação acadêmica internacional no sul global, promovendo o intercâmbio acadêmico e sociocultural entre docentes, discentes, técnicos e as comunidades tradicionais das instituições envolvidas, no sentido de fortalecer a construção da Rede IntegraSUL.

Cooperação Internacional – A Palestra integra a agenda de atividades da Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), por meio do Programa de Apoio à Cooperação Internacional (PaciI).

O programa tem como objetivo incentivar o aproveitamento de oportunidades de cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação da UFPA e de outras instituições do Brasil e do exterior. O Paci oferece recursos para a realização de reuniões com grupos de pesquisa externos, que visem à elaboração de propostas a serem submetidas a agências de fomento que estejam disponibilizando financiamento para a pesquisa.

Sobre o Palestrante -  José Augusto Brito Pacheco é graduado em História, mestre em Ciências da Educação e doutor em Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. Atualmente, concilia a docência e a pesquisa, sendo professor catedrático do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa e pesquisador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) na Universidade do Minho (Braga-Portugal), além de ser diretor do Programa de Ciências da Educação da mesma universidade.

Ele foi presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, membro do Conselho Nacional de Educação e editor da Revista de Estudos Curriculares, sendo diretor da revista European Journal of Curriculum Studies e presidente da European Association on Curriculum Studies. Sua área de atuação acadêmico-científica é em Estudos Curriculares, Avaliação, Formação de Professores, Avaliação e Desenvolvimento Profissional.

Palestra “Estudos curriculares, linguagens e saberes: a escola como produtora de diferenças e identidades”

Data: 3 de dezembro de 2019

Horário: às 15 horas

Local: auditório central do Campus universitário de Abaetetuba.

Texto e arte: Divulgação prointer