Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música da UFPA apresenta o espetáculo “Alma de Artista” nesta quarta-feira, 4

• Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 16h23

Alma de Artista Gabriel Gonçalves Thalia Sarmanho Lariza Xavier e Mara Lúcia Silva

A Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) apresenta, no dia 4 de dezembro, no Sesc Ver-o-Peso, o espetáculo Alma de Artista, resultado do processo de estudo da obra do compositor Eduardo de Góis Lobo.  A montagem do espetáculo é fruto do Curso de Especialização em Técnica em Canto Popular Nível Médio da EMUFPA, primeiro curso de especialização de técnica de nível médio nessa área, no Brasil.

O curso ofertado este ano teve a duração de dois semestres e, com este show, materializa a conclusão da primeira turma. As disciplinas do curso estimulam o aluno à prática do canto e à reflexão desse fazer, com basea no repertório de Edu Lobo, compositor, instrumentista, arranjador e cantor.

Ao oportunizar o estudo da obra de Edu Lobo e parceiros, como Cacaso, Vinícius de Moraes, Torquato Neto e Chico Buarque, o curso potencializa a formação técnica musical da nova geração de intérpretes na cidade de Belém.

Alma de Artista Maestro Agostinho Fonseca JrContextualização história e análise harmônica de repertório – A matéria foi ministrada pelo professor Douglas Borges, e auxilia o aluno na compreensão teórico-musical, em que melodia, tonalidade, harmonia, forma e estrutura são estudadas dentro do contexto histórico.

Canto, corpo e cena – o intérprete em ação - Realizada pelos professores Joelma Bezerra, José Agostinho Fonseca Jr e Paulo Santana, a matéria aplica a interdisciplinaridade de saberes, conectando teoria e prática artística, utilizando temáticas que abordam o cantor-intérprete e sua performance, audição do repertório, leituras técnicas sobre voz, corpo e cena, vida e obra do compositor, condicionamento físico, estudo de espaço e cena, interpretação, experienciados ao longo do processo. Conhecimentos que estimulam a “apropriação” da obra pelo cantor enquanto intérprete.

Alma de Artista

Data: 4/12/2019