Página inicial > Ultimas Notícias > FestCom comemora cinco anos com edição especial

FestCom comemora cinco anos com edição especial

• Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 17h58

FESTCOM2019

No dia 13 de dezembro, será realizada a quinta edição do Festival de Produção Experimental de Comunicação (FestCom), promovido pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (Facom/UFPA). O evento apresenta e premia os melhores trabalhos de caráter experimental produzidos na Facom e, este ano, está cheio de novidades, que começam pela reformulação das categorias e modalidades. A partir deste ano, serão apenas quatro categorias: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Audiovisual; Tendências e Inovação na Comunicação. Cada uma delas se desdobra em diversas modalidades, elencadas no edital do festival.

Outra novidade diz respeito à ampliação na participação. Agora, além dos trabalhos produzidos nas disciplinas e nos laboratórios da Facom, poderão concorrer também as produções desenvolvidas por seus alunos no âmbito dos projetos de extensão e de pesquisa, desde que consistam em produtos prático-experimentais.

Além disso, o candidato não precisa mais se preocupar em produzir paper para acompanhar seu produto experimental. A fim de simplificar sua participação, precisará enviar apenas um resumo expandido, conforme modelo descrito no edital.

"Repensamos cada detalhe do FestCom, a fim de facilitar a participação dos estudantes e trazer nossos egressos para esta edição comemorativa. Aliás, neste ano, criamos até uma categoria especial, chamada Menção Honrosa, para homenagear os que já participaram do festival", comenta a idealizadora do FestCom e coordenadora da comissão de organização, professora Elaide Martins.

A categoria Menção Honrosa é voltada para os trabalhos que obtiveram maior pontuação entre os vencedores de todos os anos anteriores (2015, 2016, 2017 e 2018) dos grupos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Por se tratar de uma categoria temporária, não haverá necessidade de inscrição, uma vez que os trabalhos com maior pontuação já estão automaticamente inscritos.

Inscrições - Neste ano, o evento traz novidades também nas inscrições, que deixa de ser presencial. Os interessados em submeter seus trabalhos deverão enviar sua documentação para o e-mail festcomufpa@gmail, contendo no assunto: "Inscrição FestCom2019, Categoria..._modalidade..." (a categoria e a modalidade devem ser indicadas pelo candidato).

Com o produto, deverá ser enviada também a ficha de inscrição em PDF, preenchida e assinada pelo estudante e orientador(a) ou supervisor (a), acompanhada do comprovante de matrícula do semestre atual, do resumo expandido do trabalho e, quando for o caso, da autorização de uso de imagens. Todos os documentos estão listados no edital.

Para participar, os estudantes devem estar atentos aos critérios de inscrição. Todas as produções devem ser de estudantes da Facom e devem ter sido realizadas com a orientação e/ou supervisão de um docente da faculdade, no ano anterior à realização do festival. Esses trabalhos serão julgados por uma comissão formada por professores, pesquisadores de Comunicação da UFPA, por convidados de outras instituições parceiras e por profissionais do mercado. Os melhores trabalhos de cada modalidade serão premiados com certificados, atestando o bom desempenho do(s) autor(es) e do orientador.

Sobre o evento - O FestCom foi criado em 2015 e seu principal objetivo é incentivar e promover atividades de caráter experimental-acadêmico-cultural, que divulguem e estimulem a produção feita pelos estudantes da Facom/UFPA. Visa, ainda, facilitar o acesso dos públicos internos e externos a essa produção acadêmica.

Texto e arte: Divulgação