Página inicial > Ultimas Notícias > Gedae comemora 25 anos com programação especial nesta sexta-feira, 6

Gedae comemora 25 anos com programação especial nesta sexta-feira, 6

• Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 16h46

GEDAE

O Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (Gedae/UFPA), vinculado ao Instituto de Tecnologia (ITEC) e à Faculdade de Engenharias Elétrica e Biomédica (FEEB) da UFPA, comemora seus 25 anos de existência e promove um evento nesta sexta-feira, 6 de dezembro, no auditório do prédio das Pós-Graduações do ITEC (Pgitec).

O evento contará com palestras sobre a história e as perspectivas para o futuro do grupo, as quais serão ministradas pelos professores João Tavares Pinho, fundador do Gedae, e Wilson Negrão Macêdo, pesquisador e membro desde 1996. O evento é gratuito e aberto ao público.

A comemoração da data representa a consolidação dos esforços de todos os membros do Gedae, que sempre atuaram com foco no desenvolvimento contínuo do grupo e de seus participantes, de modo que pudessem contribuir com a sociedade em geral, mais especificamente com foco nas necessidades regionais.

“Desde a sua criação, a meta do Gedae sempre foi contribuir para o desenvolvimento regional, com base em estudos e no desenvolvimento de alternativas energéticas, como diz o seu próprio nome. Nesses 25 anos de existência, cremos haver cumprido bem esse papel e solidificado o grupo. Então, nos próximos anos, nossa meta é dar sequência ao trabalho exitoso realizado até agora e ampliar a área de atuação do Gedae, por meio da sua maior internacionalização”, afirma o fundador do grupo, professor João Tavares Pinho.

Reconhecimento nacional - O Gedae é um dos grupos mais antigos do Brasil a trabalhar com fontes renováveis de energia, principalmente as fontes solar e eólica, e a sua combinação em sistemas híbridos de produção de eletricidade. Desde a sua fundação, em 1º de novembro de 1994, o Gedae tem sido reconhecido como centro de referência em sistemas híbridos para atendimento de localidades isoladas da rede elétrica convencional e foi o grupo que mais implantou e colaborou com outras instituições na implantação deste tipo de sistema em diversas comunidades.

Além dos sistemas elétricos híbridos, o Gedae desenvolveu e implantou diversos sistemas para tratamento e abastecimento de água, bem como sistemas para aplicação em atividades produtivas locais e tem participado de diversas redes de pesquisa no Brasil e no exterior. De 2009 a 2016, foi o grupo líder do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (INCT-EREEA), que envolveu outros grupos de pesquisa de universidades brasileiras e estrangeiras, além de empresas do setor elétrico.

Programação de 25 anos - O evento comemorativo contará com as palestras "25 anos de Atividades do Gedae", realizada pelo João Tavares Pinho, e "Atividades Atuais e Perspectivas Futuras do Gedae", com o professor Wilson Negrão Macêdo. Em seguida, haverá uma visita ao prédio do grupo, que fica localizado no Setor de Saúde do Campus de Belém, em frente ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS). A organização do evento pede que a presença dos interessados seja confirmada pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (91) 3201-8802 ou (91) 99191-5388.

Evento comemorativo de 25 anos do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (Gedae/UFPA)

Data: 6 de dezembro

Horário: às 9 horas

Local: auditório do prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia - PGITEC (próximo ao Universitec, no Setor Profissional do Campus Belém)

Evento aberto ao público em geral. Confirmar presença pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (91) 3201-8802 ou (91) 99191-5388.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA