Página inicial > Ultimas Notícias > Programação cultural da Semana do Calouro 2017 terá arte, cultural e animação

Programação cultural da Semana do Calouro 2017 terá arte, cultural e animação

• Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2017, 20h08

Música Popular Brasileira (MPB), Rock, percussão, escola de samba e carnaval esperam os mais de oito mil calouros 2017 da Universidade Federal do Pará (UFPA). Esses ritmos plurais trazidos por grupos regionais farão com que a programação Cultural da Semana do Calouro 2017 acrescente ainda mais entusiasmo aos primeiros dias dos novos universitários na instituição. O evento ocorre de 17 a 20 de abril no Campus da UFPA, no Guamá.

Além de descontrair, as diversas atrações da programação cultural também apresentam aos calouros os projetos lúdicos que a UFPA oferece. A Semana do Calouro 2017 contará com uma nova atração a cada dia da programação, no entanto, todas estão agendadas para começar a partir das 11h, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), localizado no Campus Básico da Universidade.

Confira aqui a programação completa da Semana do Calouro da UFPA.

De 17 a 20 de abril - No primeiro dia do evento, a apresentação é do Grupo de Introdução ao Canto Popular da Escola de Música da UFPA (Emufpa). “Em suas apresentações eles sempre emocionam o público com um repertório que vai de músicas de Tom Jobim ao Rock popular”, adianta Miguel Santa Brígida, à frente da Diretoria de Apoio Cultural da Pró-reitoria de Extensão da UFPA (DAC/Proex) e organizador da programação cultural da Semana do Calouro 2017.

Na terça será a vez da Associação Atlética Acadêmica de Engenharia da UFPA (Mustang) apresentar seu show de percussão. A Mustang é um segmento acadêmico que representa as 11 engenharias da Universidade e cujo principal objetivo é promover a integração dos estudantes do instituto. “Somos responsáveis pela integração desses cursos, por meio, principalmente, do esporte, assim como pelo entretenimento e pelo lazer”, conta o presidente da Mustang, Lucas Tenório.

Movimentos e batuques - Dia 19 de abril os calouros serão recebidos pelos artistas e  acrobatas do Laboratório de Expressão Corporal, do Instituto de Ciências da Educação (Lacor). Desde 2002, o grupo realiza estudos e pesquisas sobre a cultura do corpo e promove oficinas de dança, performances, teatro, circo e demais ações na comunidade.

No último dia do evento, 20, a programação cultural se despede da Semana do Calouro 2017 com o show de bateria da Associação Carnavalesca Bole-bole. A agremiação criada por um grupo de amigos do bairro do Guamá já teve a Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) como tema do carnaval e seus integrantes participam de atividades de grupos de pesquisa e extensão, que estudam os passos e ritmos dos mestres-salas e porta-bandeiras de Belém. “É o conhecimento de arte e cultura da comunidade dentro da universidade”, ressalta o professor Miguel Santa Brígida.

Diversidade Cultural na Universidade - Para a UFPA a programação musical na Semana do Calouro ajuda a despertar um sentimento de identificação com a Universidade. “Arte e Cultura são integralizadoras e cada um destes grupos possui uma trajetória extensa e marcante na UFPA. Além de diversos, eles abrem espaço para destacar nosso protagonismo social e cultural e como ele contribui para a formação dos nossos alunos”, defende o diretor da DAC/Proex.

Todos os grupos nasceram da imaginação e vontade de professores e estudantes de diferentes cursos da UFPA. Isso porque “a construção do conhecimento se multiplica em outros campos e se diversifica pela dimensão cultural”, reitera Miguel Santa Brígida.

• Serviço:
Programação Cultural da Semana do Calouro da UFPA
De 17 a 20 de abril
Realização: A partir das 11h, no Centro de Eventos Benedito Nunes
Confira aqui a programação completa do evento.

UFPA divulga programação da Semana do Calouro 2017
UFPA prepara Semana do Calouro 2017

Texto: Madylene Barata – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo/Ascom (Adolfo Lemos)