Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe evento em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção

UFPA recebe evento em alusão ao Dia Internacional contra a Corrupção

• Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 17h47

Dia Combate Corrupção

Dia 9 de dezembro é o Dia Internacional contra a Corrupção, data instituída em 2003 pelas Nações Unidas. Em virtude do significado da data, na próxima segunda-feira, dia 9, a Controladoria Geral da União (CGU) irá debater a importância do combate à corrupção em evento realizado no auditório do Tribunal do Júri, no Campus Profissional da UFPA.

“A corrupção afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos, ao diminuir os investimentos públicos na saúde, na educação, em infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida que são desviados. O debate sobre a temática é importante, pois o brasileiro não nasce corrupto — por isso é preciso haver conscientização da necessidade de vigilância e controle por parte da população em relação aos gastos públicos que resultará na diminuição de desperdícios e no aumento da eficiência da gestão pública”, afirma Fabrícia de Albuquerque, da CGU.

Segundo ela, um dos principais meios de combater a corrupção é prevenindo a ocorrência desses atos — por esse motivo, é imprescindível que a conscientização já seja trabalhada desde os primeiros anos de formação.

“É necessário intensificar a conscientização do cidadão, trabalhando desde a sua formação de base, na escola, até a sua formação profissional. Encontramos no ambiente universitário, em que vários profissionais estão sendo formados, o local perfeito para reforçar o conceito de que o cidadão deve fiscalizar e cobrar a gestão pública, aliado à formação de profissionais que tenham a ética e a integridade como valores basilares”, explica.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Programação – O evento contará com diversas mesas e palestras, que tratarão de temas diversos relacionados ao combate à corrupção, como os impactos da corrupção, os órgãos de controle e a transparência institucional.  “A transparência da gestão pública é a base para uma sociedade participativa e democrática. Ela instrumentaliza o controle social, possibilitando que a população conheça como os gestores públicos estão aplicando os recursos, quais as decisões estão sendo tomadas. A transparência possibilita que casos relacionados tanto à corrupção quanto à ineficiência da gestão pública venham à tona, contribuindo, gradativamente, para a melhor aplicação de recursos e melhoria da gestão”, declara a professora Lidiane Dias, palestrante no evento.

Será realizada a apresentação de banners pelos discentes da Faculdade de Ciências Contábeis (Facicon), com dados de monitoramento de gastos com combustíveis, diárias e coletas de resíduos sólidos pelos municípios, feito pelo acompanhamento dos portais de transparência de municípios do estado do Pará.

“Neste ano, iremos trazer à tona a discussão sobre a qualidade da informação que está divulgada nos portais da transparência. Essa informação consegue de fato ser utilizada pelo cidadão para o controle social ou ela está apenas direcionada ao atendimento da lei? Por diversos motivos, os cidadãos não conseguem de fato utilizar o que é disponibilizado no Portal da Transparência, gerando o que a literatura sobre o tema chama de ilusão de transparência”, diz a professora.

Para finalizar a programação, também será apresentado um balanço das ações da CGU e a premiação do 11º concurso de desenho e redação da CGU, realizado com crianças e adolescentes dos ensinos fundamental e médio.

Dia Internacional contra a Corrupção

Data: 9 de dezembro

Local: auditório do Tribunal do Júri (Campus Profissional da UFPA)

Inscrições por meio de formulário