Página inicial > Ultimas Notícias > Andifes celebra 30 anos

Andifes celebra 30 anos

• Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 17h47

Capa Reitores Andifes

Durante todo este ano de 2019, foram realizadas ações alusivas à celebração dos 30 anos da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, e, na última quarta-feira (4), a instituição recebeu seus ex-presidentes e outras personalidades que contribuíram com a história da associação ao longo dos 30 anos de fundação. Estiveram presentes também representantes de órgãos públicos, do parlamento, de sindicatos, da União Nacional dos Estudantes, de entidades científicas, do Ministério Público, do Tribunal de Contas da União, além de universidades e entidades estrangeiras.

nilson Pinto AndifesA cerimônia foi iniciada pelo deputado federal Nilson Pinto (PSDB – PA), membro da primeira diretoria da Andifes, em 1989, quando foi reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA). O parlamentar fez uma retrospectiva do cenário socioeconômico e político, contextualizando com a criação da Andifes e o atual momento vivido pela associação, além de destacar as relevantes contribuições do sistema de universidades federais para o país ao longo das últimas três décadas.

Homenagens - Em sessão de homenagem, foram entregues cerca de 30 certificados de reconhecimento àqueles que se tornaram atores relevantes na construção do atual sistema de universidades federais.

“A Andifes celebra 30 anos em um evento memorável. Sua história foi revivida pelo testemunho de importantes protagonistas. Uma história de muito trabalho, de muitas propostas, de muita resistência, na qual, a cada ano, com cada instituição, cujos interesses procura representar, a Andifes soube articular a defesa dos valores acadêmicos mais elevados com os mais profundos valores democráticos”, ressaltou o presidente João Carlos Salles.

Três décadas - Criada em 1989 por 28 dirigentes, hoje a Andifes é formada por 63 universidades federais associadas e, em breve, serão 69. O sistema é composto por cerca de um milhão e duzentos mil alunos e 334 campi. Os atuais 50 hospitais universitários possuem cerca de nove mil leitos, realizam mais de 315 internações, 400 mil cirurgias e 23 milhões de consultas e exames especializados, por ano.

Reitores Andifes

Além da formação de profissionais qualificados, as universidades federais produzem ciência, tecnologia e inovação, que são fundamentais para o crescimento do país, e auxiliam, de forma decisiva, na superação das desigualdades regionais.

O sistema possui uma rede de equipamentos públicos e serviços que atendem à população nas mais diversas áreas, incluindo museus; teatros; cinemas; agências de inovação; incubadoras de empresas; escritórios de assistência jurídica; serviços de atenção à saúde mental, entre outros.

Contexto democrático - A Andifes foi criada meses após a promulgação da Constituição Federal de 1988 e foi a Carta Magna que norteou o nascimento e o crescimento da associação. Hoje, três décadas após sua fundação, a Andifes segue defendendo valores como a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; educação como direito de todos e dever do Estado, gratuidade; autonomia.

O público do seminário foi composto por dezenas de convidados, entre reitores, pró-reitores, professores, parlamentares, além de representantes de entidades e de instituições.

Relação de Homenageados - Os ex-presidentes da Andifes homenageados foram: Alan Kardec Martins Barbiero, Amaro Henrique Pessoa Lins, Ana Lúcia Almeida Gazzola, Ângela Maria Paiva Cruz, Antônio Diomário de Queiroz, Arquimedes Diógenes Ciloni, Carlos Edilson de Almeida Maneschy, Carlos Roberto Antunes dos Santos, Edward Madureira Brasil, Emídio Cantídio de Oliveira Filho, Emmanuel Zagury Tourinho, Jesualdo Pereira Farias, João Luiz Martins, José Ivonildo do Rego, Maria Lúcia Cavalli Neder, Mozart Neves Ramos, Nelson Maculan Filho, Newton Lima Neto, Odilon Antônio Marcuzzo do Canto, Oswaldo Baptista Duarte Filho, Paulo Speller, Reinaldo Centoducatte, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, Targino de Araújo Filho, Tomaz Aroldo da Mota Santos, Vanessa Guimarães Pinto e Wrana Maria Panizzi

Atuantes em favor da Andifes: Abílio Baeta Neves – Capes, Ana Cláudia da Cruz Lisboa –Andifes, Helena Bonciani Nader – SBPC, Jorge Almeida Guimarães – Capes, Luiz Cláudio Costa – UFV, Nelson Cardoso do Amaral – UFG, Nelson Simões da Silva – RNP, Deborah Macedo Duprat de Britto Pereira – MPF e Roberto Claudio Frota Bezerra – UFC.

Texto e fotos: Reprodução Andifes