Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Participe do Levantamento de Interesse em Cursos de Idiomas para servidores da UFPA
Início do conteúdo da página

Participe do Levantamento de Interesse em Cursos de Idiomas para servidores da UFPA

  • Publicado: Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 15h07

idiomas ufpa

Servidor, qual idioma você tem interesse em aprender? Essa pergunta faz parte da pesquisa de Levantamento de Interesse em Idiomas voltada para servidores da UFPA. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), e tem por finalidade coletar informações sobre a demanda de línguas estrangeiras dos servidores técnico-administrativos e docentes da Instituição.

A pesquisa objetiva direcionar as tomadas de decisões do Capacit para futuras turmas de idiomas a serem ofertadas aos servidores em 2020. O resultado demonstrará qual a real demanda para esses cursos e quais turmas deverão ser ofertadas. A participação do servidor na pesquisa não garante vaga em qualquer turma a ser ofertada.

Além de possibilitar a realização de um mestrado ou um doutorado, saber outros idiomas possibilita ao servidor o desenvolvimento de um vasto repertório linguístico e cultural, que proporciona o reconhecimento da diferença e a valorização da diversidade. Do ponto de vista cognitivo, aprender uma segunda língua pode fortalecer a capacidade cognitiva do indivíduo ao longo da vida. Pesquisas ao redor do mundo demonstram que aqueles que falam mais de uma língua podem apresentar habilidades cognitivas acima da média.

O Capacit já formou 6 turmas exclusivas de servidores, entre elas inglês, francês e espanhol, resultado da parceria com os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC). Além dos cursos de idiomas regulares com duração de 3 anos e meio, é promovido também o curso de inglês instrumental que dura um semestre, voltado para servidores da UFPA que irão participar de processos seletivos em nível de pós-graduação.

Como participar - O questionário deverá ser preenchido por meio de formulário on-line (acesse aqui) e ficará disponível até o dia 15 de dezembro de 2019. Após preencher os campos da pesquisa, é necessário que o servidor clique no botão "enviar", para finalizar devidamente o encaminhamento das informações.

O formulário não permitirá alterações após o envio e só poderá ser preenchido uma vez por cada servidor. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (91) 3201-8092.

Texto: Juliane Nascimento - Assessoria de Comunicação Capacit
Arte: Assessoria Progep

registrado em:
Fim do conteúdo da página