Página inicial > Ultimas Notícias > Proplan realiza Encontro sobre o Relatório de Gestão da UFPA

Proplan realiza Encontro sobre o Relatório de Gestão da UFPA

• Publicado: Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 18h57

05.12.2019 Encontro Relatório de Gestão.JPG Foto Alexandre de Moraes 5

Na última quinta-feira, 5 de dezembro, o auditório da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) recebeu o VIII Encontro sobre Relatório de Gestão da UFPA. Realizado anualmente, o encontro tem a finalidade de preparar as unidades da Universidade para a elaboração e a consolidação dos Relatórios Anuais de Atividades e de apresentar os principais indicadores de avanços na gestão, com base em dados enviados à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

Segundo a pró-reitora de Planejamento, Raquel Trindade Borges, o Relatório de Gestão da UFPA é uma oportunidade de a Universidade prestar contas com a sociedade, apresentando progressos, desafios e perspectivas. Todos os anos, o Tribunal de Contas da União (TCU) disponibiliza normas e diretrizes para a elaboração do documento, que, durante o evento, são apresentadas aos participantes.

“Nós criamos esse encontro para, além de disponibilizar os documentos e os relatórios, também mostrar os nossos resultados para as unidades, com o objetivo de incentivar a disponibilização de dados para a elaboração do Relatório de Gestão. Além disso, anualmente, ferramentas e orientações são apresentadas para melhorar e agilizar esse processo”, comentou Raquel Trindade.

05.12.2019 Encontro Relatório de Gestão.JPG Foto Alexandre de Moraes 3Promovido pela Proplan, o evento foi direcionado aos dirigentes das unidades administrativas da UFPA, aos coordenadores das Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGAs) e aos responsáveis pela consolidação dos Relatórios Anuais de Atividades.

Pensamento integrado – Foram realizadas várias palestras durante o evento, abordando temas, como o Relato Integrado, perspectivas para o Relato de 2019, perfil da UFPA, orientações para a elaboração dos relatórios das unidades, gestão de processos, de projetos e de riscos, transformando o planejamento em resultados, feedback para as unidades e relato de experiência de avaliação do PDU.

“Desde o ano passado, o relatório de gestão tem um novo formato, de relato integrado, que utiliza uma linguagem mais acessível e objetiva. Antes, o foco do relatório eram os órgãos de controle. Hoje, ele é focado na sociedade. Ele precisa ser mais atraente para a sociedade, para que ela tenha conhecimento dos resultados alcançados pela Universidade. E as unidades têm um papel muito importante nesse processo de elaboração. A ideia é apresentar as orientações para o desenvolvimento dos relatórios e envolvê-los de forma a fomentar cada vez mais o pensamento integrado na Instituição”, explicou a diretora de Informações Institucionais, Jaciane do Carmo Ribeiro.

Relatório de Gestão – O documento, produzido anualmente pela Instituição, apresenta dados organizacionais, de planejamento, resultados da gestão, alocações de recursos e outras informações. O relatório deve ser enviado, todos os anos, para o TCU, que fará análise do relatório para torná-lo público. Os Relatórios de Gestão dos anos anteriores podem ser acessados aqui.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes