Seminário debate saúde mental no ambiente universitário e de trabalho
Na terça-feira, dia 10, o curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA) irá realizar, no auditório do IEMCI, o Seminário "Compreendo a Síndrome de Burnout: um olhar para o adoecimento mental no cotidiano de universitários e servidores públicos". O evento é destinado aos técnicos, docentes e alunos da universidade e de demais instituições que se reconheçam dentro do quadro de sofrimento psíquico causado pelo cotidiano no âmbito acadêmico e profissional. As inscrições podem ser feitas aqui.
Criado pelos discentes do 6º semestre da disciplina de Elaboração de Projetos Sociais, ministrada pela docente Vera de Souza, o seminário tem como objetivo promover debates e articulações sobre a saúde mental dos discentes e dos servidores públicos no ambiente da universidade. De acordo com a professora Vera de Souza, o evento busca conceituar a síndrome de Burnout de forma didática e científica.
“Nesta oportunidade, discutiremos como ocorre a doença e todo o seu processo, assim como iremos ressaltar a importância do início e da continuação do acompanhamento psicossocial e terapêutico para alunos e servidores públicos inseridos no processo diário de exaustão emocional e física”, afirma Vera de Souza.
Inscrições - Abertos a todos, as inscrições estão disponíveis aqui e também poderão ser feitas no dia do evento, a partir das 13h30, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), próximo à Prefeitura do Campus Básico.
Síndrome de Burnout - A sensação de exaustão completa no trabalho, inferioridade em relação aos demais colegas, isolamento, angústia para ir trabalhar e a impressão de que nada do que você faz é satisfatório. O conjunto de sintomas como esses tem nome: síndrome de Burnout ou a depressão crônica no trabalho, que se refere a quadros críticos de estresse acentuado, que geram consequências negativas para o profissional e para os alunos.
O Burnout é geralmente desenvolvido como resultado de um período de esforço excessivo no trabalho, com intervalos muito pequenos para recuperação, relacionado à exaustão e ausência de personalização no trabalho. Por isso saber como identificar o problema tão logo ele se apresenta é fundamental. No caso de sintomas que envolvam cansaço extremo, angústia, ansiedade, problemas de sono, irritabilidade, distanciamento e sensação de frustração constante, o indicado é sempre, em primeiro lugar, buscar ajuda profissional com um psicólogo ou psiquiatra.
Serviços:
Seminário "Compreendendo a Síndrome de Burnout: um olhar para o adoecimento mental no cotidiano de universitários e servidores públicos".
Data: Nesta terça-feira, dia 10
Hora: às 13h30min
Local: auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)
Inscrições: inscrições aqui, ou no local do evento
Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais