Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário debate saúde mental no ambiente universitário e de trabalho

Seminário debate saúde mental no ambiente universitário e de trabalho

• Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 18h16

Seminário Síndrome de Burnout

Na terça-feira, dia 10, o curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA) irá realizar, no auditório do IEMCI, o Seminário "Compreendo a Síndrome de Burnout: um olhar para o adoecimento mental no cotidiano de universitários e servidores públicos". O evento é destinado aos técnicos, docentes e alunos da universidade e de demais instituições que se reconheçam dentro do quadro de sofrimento psíquico causado pelo cotidiano no âmbito acadêmico e profissional. As inscrições podem ser feitas aqui.

Criado pelos discentes do 6º semestre da disciplina de Elaboração de Projetos Sociais, ministrada pela docente Vera de Souza, o seminário tem como objetivo promover debates e articulações sobre a saúde mental dos discentes e dos servidores públicos no ambiente da universidade. De acordo com a professora Vera de Souza, o evento busca conceituar a síndrome de Burnout de forma didática e científica.

“Nesta oportunidade, discutiremos como ocorre a doença e todo o seu processo, assim como iremos ressaltar a importância do início e da continuação do acompanhamento psicossocial e terapêutico para alunos e servidores públicos inseridos no processo diário de exaustão emocional e física”, afirma Vera de Souza.

Inscrições - Abertos a todos, as inscrições estão disponíveis aqui e também poderão ser feitas no dia do evento, a partir das 13h30, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), próximo à Prefeitura do Campus Básico.

Síndrome de Burnout - A sensação de exaustão completa no trabalho, inferioridade em relação aos demais colegas, isolamento, angústia para ir trabalhar e a impressão de que nada do que você faz é satisfatório. O conjunto de sintomas como esses tem nome: síndrome de Burnout ou a depressão crônica no trabalho, que se refere a quadros críticos de estresse acentuado, que geram consequências negativas para o profissional e para os alunos.

O Burnout é geralmente desenvolvido como resultado de um período de esforço excessivo no trabalho, com intervalos muito pequenos para recuperação, relacionado à exaustão e ausência de personalização no trabalho. Por isso saber como identificar o problema tão logo ele se apresenta é fundamental. No caso de sintomas que envolvam cansaço extremo, angústia, ansiedade, problemas de sono, irritabilidade, distanciamento e sensação de frustração constante, o indicado é sempre, em primeiro lugar, buscar ajuda profissional com um psicólogo ou psiquiatra.

Serviços:

Seminário "Compreendendo a Síndrome de Burnout: um olhar para o adoecimento mental no cotidiano de universitários e servidores públicos".

Data: Nesta terça-feira, dia 10

Hora: às 13h30min

Local: auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)

Inscrições: inscrições aqui, ou no local do evento