Página inicial > Ultimas Notícias > Museu da UFPA recebe programação da III Semana do Cérebro

Museu da UFPA recebe programação da III Semana do Cérebro

• Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2019, 17h11

Museu da UFPA Foto Alexandre Moraes 1

O Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) irá receber uma vasta programação com a realização da III Semana do Cérebro, no período de 16 a 22 de dezembro, a partir das 13h. O objetivo é difundir conhecimentos neurocientíficos locais para torná-los acessíveis a todos. O evento seguirá a temática de Inteligência Artificial, proposta pela Semana Nacional do Cérebro (SNC) deste ano.

A III Semana do Cérebro também estará alinhada com a 16ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT), que abordou Bioeconomia e colocou em foco processos biológicos em prol do desenvolvimento sustentável nas áreas da Saúde Humana e da Biotecnologia.

A ideia é fazer com que pesquisadores possam compartilhar experiências e propagar a Neurociência como área de estudo de abordagem multi e interdisciplinar, capaz de contribuir com pesquisa básica e aplicada, unindo laboratórios e grupos oriundos de diferentes campos de atuação.

“As Neurociências precisam ser integradas como disciplina obrigatória ou optativa no conteúdo de outros cursos de Exatas, Humanas, além de Biológicas, passando até mesmo a constituir uma grade curricular na Universidade, de maneira a estabelecer um curso de graduação na área, preenchendo uma lacuna existente na formação dos neurocientistas locais”, ressalta Louise Bogéa, organizadora do evento e mestra em Neurociências pela UFPA.

Durante o evento, serão disponibilizadas palestras, visitas guiadas, comunicações orais, sorteio de livros e outros brindes. A programação será destinada a discentes e a docentes da UFPA ou externos, a pesquisadores em geral e a todos aqueles interessados em Neurociências.

Inscrição - As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para participar, basta enviar nome completo e vínculo estudantil ou profissional. Há ainda a possibilidade de participar como monitor (a) e voluntário (a).

Resumos também podem ser enviados para a realização de comunicação oral, em espaço reservado, durante o evento. Todos os participantes do evento receberão certificado de 40h.

Retrospectiva – O MUFPA, desde 2017, integra a programação da SNC, promovida pela Sociedade Brasileira de Neurociências (SBNeC), uma iniciativa global de divulgação das Neurociências pela Dana Alliance for Brain Iniciatives, com as respectivas edições temáticas: Neurociência e Tecnologia, A Educação Transforma e, em 2019, Inteligência Artificial.

São realizadas no MUFPA exposições de grande repercussão, como o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e o Salão Arte Pará, incluindo atividades paralelas bem diversificadas, entre feirinhas de artesanato, aulas de capoeira e audições musicais.

“Além de guardar e conservar o patrimônio da Universidade, pesquisa e educação representam pilares do museu. Tais ações são importantes porque acreditamos que, ao promover a aquisição de cultura e conhecimento, estamos fomentando o crescimento intelectual humano, compondo habilidades intrínsecas ao seu crescimento e evolução”, explica Bogéa.

III Semana do Cérebro do MUFPA

Data: de 16 a 22 de dezembro

Hora: A partir das 13h.

Local: Biblioteca do Museu da UFPA - Av. Gov. José Malcher, Nº 1192.

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes