Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto do Time Enactus UFPA ajuda a reduzir o desperdício de água na agricultura

• Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2019, 17h11

agro katu

Conservação da água do planeta já não é novidade para a equipe de estudantes da UFPA que criou o Amana Katu, sistema sustentável e de baixo custo que reaproveita a água da chuva e propicia o uso para o consumo doméstico. Agora, a novidade criada pelos estudantes que compõem o Time Enactus da Universidade Federal do Pará é o Agro Katu: um sistema de irrigação por gotejamento, em que a água reaproveitada das cisternas ajuda a reduzir o desperdício de água na agricultura. A iniciativa está entre os seis finalistas do Prêmio Nufarm, competição nacional que ocorre no próximo dia 13.

O modelo de sistema do Agro Katu, em vez de irrigar com mangueiras - do jeito convencional - permite que a água que passa pelo sistema goteje nas mudas, na medida certa. A solução é simples e pode reduzir até 95% do desperdício de água. Ao ser acoplado ao sistema de reaproveitamento da água da chuva criado pelos estudantes, o Amana Katu, o consumo de água torna-se ainda mais sustentável.

“O sucesso do nosso projeto nos fez perceber que poderíamos inovar em novos mercados, como o da agricultura, no qual mais de 3 trilhões de litros de água são desperdiçados por ano em virtude de sistemas de irrigação caros e insustentáveis”, explica Wilson Ferreira, vice-presidente do Time Enactus UFPA e um dos idealizadores da iniciativa. Segundo o mestrando em Engenharia Civil, os resultados do protótipo instalado em uma escola pública de Belém são promissores, e, em breve, o Agro Katu vai atender a pequenos agricultores e a hortas urbanas.

Na competição da empresa australiana Nufarm, o Time Enactus UFPA concorre com outras 5 iniciativas de outros times Enactus do Brasil para conseguir um financiamento a fim de expandir e desenvolver o projeto. No próximo dia 13, a equipe de estudantes se apresenta na competição nacional em Fortaleza (CE), quando representarão o único projeto de fora da região nordestina a alcançar a rodada final.

Sobre a Enactus - Rede presente em mais de 37 países no mundo, reúne estudantes universitários em times que, por meio da ação empreendedora, empoderam comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, estimulam a geração de renda e promovem um mundo mais sustentável. O Time Enactus UFPA possui cinco projetos em atividade, já impactou mais de 14 mil pessoas em Belém e alcançou o primeiro lugar no campeonato nacional Enactus Brasil 2019, entre mais de 40 universidades do país. Na UFPA, é apoiado pela Agência de Inovação Tecnológica (Universitec).

Saiba mais sobre o Time Enactus UFPA.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação - Time Enactus UFPA.
Foto: Divulgação Enactus