Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Littera debate a história de uma noite de Natal, no último minicurso de 2019

• Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2019, 17h11

littera 2

Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, será realizado o minicurso ‘Um Velho, uma Mulher com uma Criança e Eu: Leitura do Conto Natal na Barca, de Lygia Fagundes Telles’, do Projeto Littera – Literaturas germânica e brasileira. O objetivo é divulgar as literaturas alemã e brasileira e incentivar a pesquisa em Literatura. O minicurso irá ocorrer às 14h, no auditório da Biblioteca Central (BC). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

O evento marca o encerramento das atividades do Projeto Littera em 2019. O conto escolhido para ser o tema do minicurso trata sobre a história de uma noite de Natal singular e foi selecionado em função de sua estrutura narrativa, que será analisada durante o minicurso.

“Todos receberão o conto impresso. Faremos uma leitura em conjunto e analisaremos sua estrutura de acordo com alguns conceitos importantes da Narratologia, tais como narrador e perspectiva”, explica Flávia Menezes, professora da equipe, que vai ministrar o minicurso.

Minicurso - O minicurso tem a proposta de ser realizado em um dia, com carga horária de 4h, com a realização de leitura, diálogo e teoria literária. Durante a atividade, serão utilizados recursos como trechos da obra que serão lidos, fôlderes explicativos, vídeos sobre o assunto, e, por fim, haverá uma discussão sobre o tema que foi abordado.

O minicurso é voltado para o público de Letras. Porém, por ter temática livre, alunos e interessados na cultura e especialmente nas Literaturas alemã e brasileira podem participar livremente.

As inscrições são grátis e podem ser feitas via formulário on-line. As vagas são limitadas a 50 pessoas. Os certificados serão enviados posteriormente.

Littera – A proposta do Projeto Littera - literaturas germânica e brasileira, coordenado pela professora Patricia Cezar, é apresentar minicursos mensalmente, com temática livre, de forma a contribuir para a divulgação das Literaturas alemã e brasileira de maneira frequente, despertando, assim, a curiosidade e o interesse também na Literatura e língua alemãs.

As discussões realizadas no âmbito do projeto estão alinhadas a projetos de pesquisa dos ministrantes, portanto os debates servem como um estímulo à pesquisa em Literatura.

Minicurso ‘Um Velho, uma Mulher com uma Criança e Eu: Leitura do Conto Natal na Barca, de Lygia Fagundes Telles’.

Data: 11 de dezembro de 2019

Local: Auditório da Biblioteca Central da UFPA (BC/UFPA)

Mais informações no site ou  no Facebook

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA