Subjetividade e objetividade das obras de Kant são temas de debate na UFPA
Nos dias 12 e 13 de dezembro, será realizado, na Universidade Federal do Pará (UFPA), o V Colóquio Kant e o Kantinismo: subjetividade e objetividade em Kant. Aberta a todos os interessados, esta edição do evento tem como objetivo principal divulgar a produção de professores, alunos e egressos da graduação e da pós-graduação do curso de Filosofia da UFPA, que estão envolvidos em pesquisas relativas à obra de Immanuel Kant. As inscrições devem ser realizadas no início do evento.
De acordo com o professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) Pedro Corôa, dialogar sobre as teses de Kant, na Universidade, é fundamental, isso porque o filósofo, considerado o maior e mais estudado filósofo alemão, é uma referência importante para todos os domínios de conhecimento, seja de Ciência, Ética, Política, Direito, História, Estética, seja de Antropologia.
Segundo o professor Pedro Corôa, um ponto interessante indicado no tema do colóquio é que “a maioria das pessoas não se dá conta de que a Ciência é uma passagem do registro subjetivo do pensamento ao objetivo, e isso se dá pela necessidade do método, uma questão central na obra de Kant”.
O colóquio é organizado por dois grupos de pesquisas, “Kant e o Kantismo” e “Estética, Idealismo e Romantismo”, e a programação atingirá vários domínios tradicionais da Filosofia, o teórico-científico, problemas relativos à moralidade da ação, além de temas ligados à Estética e à Arte.
Serviços:
Data: 12 e 13 de dezembro
Local: auditório do IFCH
Inscrições: Devem ser realizadas no dia do evento
Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais