Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos percorre a Ilha de Mosqueiro neste sábado

• Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 17h51

CONVITE ROTEIRO MOSQUEIRO 14 DEZ 2019

A Ilha de Mosqueiro será o próximo destino de mais uma edição do Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos, que ocorre no sábado, 14 de dezembro. Essa edição marca a parceria entre o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGeotur) e o Grupo de Estudos Geográficos Costeiros (EGC), a qual visa apresentar uma análise do patrimônio histórico e cultural que será visitado durante o percurso. Aberta a todos, a caminhada sairá do coreto central da praça da Vila do Mosqueiro, às 9h. As inscrições podem ser feitas aqui, gratuitamente.

De acordo com a professora Goretti Tavares, coordenadora do GGeotur, o objetivo do projeto é implementar ações voltadas para práticas do turismo histórico, cultural e patrimonial, as quais propiciem resgatar a memória socioespacial da cidade Belém.

“Por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura, um trajeto por Mosqueiro torna possível abordar e conhecer uma maior diversidade do local, o que contribui para o reconhecimento e valorização das práticas turísticas alternativas”, afirma.

Roteiro - A caminhada turística pelo complexo do Mosqueiro se inicia na Praça da Vila, às 9h, e passará por pontos importantes, como o trapiche, a praia do Areião, o Mercado, a Igreja, o Canto do Sabiá e, por fim, a chegada à Praia do Bispo.

Para os interessados em participar do trajeto, algumas observações e recomendações importantes são feitas pela coordenação do GGeoTur: o participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves e, se possível, levar guarda-chuva ou capa, pois a caminhada pode ser realizada mesmo com chuva. Durante o passeio, não haverá entrada nos prédios.

Roteiros Geo-turísticos - O projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGeoTur) da faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará. As ações visam à prática de turismo histórico, cultural e patrimonial que propicie resgatar a memória socioespacial de Belém, por meio da criação e da realização de roteiros turísticos temáticos.

O projeto também ocorre fora do município de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores em Cametá e em Icoaraci. As duas experiências contam com a participação de alunos do ensino médio e da graduação.

Serviços:

Roteiro Vila de Mosqueiro

Data: 14 de Dezembro, sábado.

Local: ilha do Mosqueiro

Hora: às 9h

Para inscrições acesse aqui.

O projeto também conta com um canal no you tube.

Para mais informações, acesse o facebook do Roteiros Geoturísticos.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA