Página inicial > Ultimas Notícias > Casa de Estudos Germânicos organiza exposição no hall do Mirante do Rio

Casa de Estudos Germânicos organiza exposição no hall do Mirante do Rio

• Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 17h51

Expo Poder das Emoções Alemanha tarja superior

A Exposição "Poder das Emoções. Alemanha 19|19", promovida pela Casa de Estudos Germânicos (CEG), já pode ser conferida por quem transita pelo hall do Espaço de Ensino Mirante do Rio, no Setor Básico do campus da UFPA em Belém. Partindo das manifestações atuais de 20 emoções, a exposição procura mostrar as continuidades e rupturas que marcaram os últimos 100 anos da história alemã. A mostra ficará disponível no local até o dia 18 de dezembro e pode ser acessada por todos.

05.12.2019 Expo Poder das Emoções Alemanha Brito SITE 4A mostra pretende ressaltar a importância das emoções na sociedade e no mundo político da Alemanha, nos últimos 100 anos. O ano de 2019 é considerado um “ano de memória” para os alemães, em razão da quantidade de “aniversários” que possui. Neste ano, são lembrados os 100 anos da fundação da República de Weimar; os 90 anos da crise econômica mundial; os 30 anos da queda do Muro de Berlim e os 15 anos da expansão da União Europeia pelo Bloco Oriental.

Poder das Emoções - Entender o poder que as emoções têm é um dos objetivos da mostra, que tem sido apresentada em várias partes do mundo e está disponível em sete línguas. A exposição é composta por 22 cartazes, que ilustram diferentes emoções, como amor, afeto, inveja ou ódio, por meio de mais de 140 fotografias históricas e atuais acompanhadas de pequenos textos. Além disso, a mostra propõe que as emoções têm cumprido duas funções principais nos últimos 100 anos: agiram como um motor para processos políticos e sociais de reformas e democratização e serviram como objeto de instrumentalização e manipulação política.

05.12.2019 Expo Poder das Emoções Alemanha Brito SITE 1

De acordo com Miriam Dirnberger, assistente de ensino de língua do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), que atua na CEG também, a arte, mesmo em um mundo cada vez mais confuso, tem a habilidade de capturar a atenção das pessoas. Ela acredita que concentrar a arte em um assunto específico incentiva um processo de reflexão sobre o poder das emoções. “A arte não serve somente como uma distração, mas também como meio de educação e conscientização. É uma ferramenta eficaz de transformação social”, explica.

A escolha do hall do Mirante do Rio para a exposição também não se deu ao acaso. Por ser um lugar público de acesso livre, tanto à comunidade acadêmica como à comunidade externa, o local foi escolhido por sua localização central e por ser um espaço de muita movimentação.

Exposição "Poder das Emoções. Alemanha 19|19"

Data: até 18 de dezembro
Local: hall do Espaço de Ensino Mirante do Rio, no Setor Básico do campus de Belém
A exposição é aberta e livre para todos os públicos.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito