Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Gestores da UFPA debatem gestão tecnológica para dar celeridade às ações administrativas da Universidade
Início do conteúdo da página

Gestores da UFPA debatem gestão tecnológica para dar celeridade às ações administrativas da Universidade

  • Publicado: Sábado, 14 de Dezembro de 2019, 11h04

11.12.2019 Gestão Tecnológica Brito SITE 3

Para aproximar as instâncias de governança da Universidade, as quais, atualmente, trabalham com a implantação do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) e com o uso do recém-criado Processo Eletrônico Nacional (PEN), a Pró-Reitoria de Administração (Proad) promoveu uma reunião de trabalho com representantes de Unidades de Gestão da Informação na UFPA. O encontro ocorreu no dia 11 de dezembro, na sala de treinamento e licitações da Proad.

Na ocasião, o diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Marco Aurélio Capela, apresentou a proposta de migração do armazenamento de informações institucionais, por meio do G Suite, um pacote de serviços do Google. A iniciativa visa agilizar as ações administrativas da Instituição e, caso a UFPA faça uso do Processo Eletrônico Nacional, será possível diminuir a burocracia de tramitação de processos entre diferentes órgãos e instituições.

“Por exemplo, hoje, se a UFPA for fazer algum processo em que seja necessário enviar ao Ministério da Educação (MEC), o processo físico vai levar ‘X’ dias para chegar lá e leva ‘X’ dias para voltar para nós. Com o PEN, basta apenas enviar eletronicamente o processo e, em questão de segundos, ele já está com o MEC. Isso diminui muito os custos burocráticos”, explicou.

11.12.2019 Gestão Tecnológica Brito SITE 4Além da diminuição da burocracia, a eficiência do uso de meios digitais foi algo amplamente debatido e defendido por Marco Aurélio. Ele trouxe, ainda, a proposta de uso do serviço G Suite para dentro da Universidade, em que as contas de e-mail institucionais de servidores e alunos passariam por um processo de migração para os servidores do Google.

De acordo com diretor do CTIC, o atual sistema de Correio da UFPA não possui uma grande capacidade de armazenamento de dados, por isso a proposta de migração ao GMail seria de grande valia para a manutenção e desenvolvimento dos serviços de comunicação da Federal.

Vantagens do G Suite - O CTIC propõe que as unidades administrativas e acadêmicas da UFPA passem a adotar os serviços do Google voluntária e gratuitamente, proposta já apresentada aos dirigentes da Universidade. De acordo com Marco Aurélio, entre as vantagens de fazer esta migração, estão o espaço ilimitado de armazenamento no GMail e no Google Drive, a edição compartilhada de arquivos no Documentos Google, a possibilidade de realizar chamadas e videoconferências com o uso do Hangouts, mas, principalmente, a manutenção da identidade institucional com a manutenção do “@ufpa.br” no final das contas de e-mail. Vale lembrar que o uso dos serviços do G Suite é gratuito para a UFPA.

11.12.2019 Gestão Tecnológica Brito SITE 2Estratégias de governança e de gestão – O diretor de Contratos e Convênios da Proad, Jorge Nogueira, aproveitou a reunião para explicar também o uso do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac). Em sua fala, ele defendeu uma nova cultura de gestão, com a institucionalização de procedimentos céleres, em que a análise e os trâmites dos processos administrativos fossem realizados, majoritariamente, por meio digital, sem uso de papéis.

Segundo o pró-reitor de Administração, João Cauby, a adoção de práticas que diminuam o tempo de tramitação dos processos administrativos, com ganhos de escala em eficiência e economicidade, têm sido um objetivo constante da Administração Superior da UFPA.

“Estas são estratégias de otimização dos recursos que possuímos, aos quais tem sido agregadas novas ferramentas de gestão e de tecnologia da informação. A próxima será o processo eletrônico, etapa necessária de implantação do Sipac na UFPA. Queremos dar cada vez mais celeridade, transparência e economicidade às nossas ações. São ações de governança voltadas à boa e regular aplicação dos recursos públicos, ou seja, que visam ao atendimento dos interesses da comunidade universitária e da sociedade como um todo”, conclui o pró-reitor de Administração.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página