Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Casa das Artes recebe programação do IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte
Início do conteúdo da página

Casa das Artes recebe programação do IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte

  • Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 17h46

fórum bienal artes

A IX edição do Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, da Universidade Federal do Pará, será aberta às 19h do dia 17, terça-feira, na Igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha. O evento tem o objetivo de proporcionar a troca de experiências pedagógicas, estéticas, críticas e éticas no domínio da arte, além de também sediar as edições do Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e da Jornada Arte Educação do Prof-Artes.

Com o tema “Cruzamentos da arte”, “o evento se propõe a aprofundar discussão sobre as questões da atualidade que estão na interface das relações entre Arte e outros campos de conhecimento, diante das urgências de maior interposição das questões sociais e políticas no campo da Arte, como indicativos da presença da Arte no mundo”, esclarece Valzeli Sampaio, coordenadora do evento.

No momento da abertura, a indígena Ana Terra Yawalapiti, do Parque do Xingu, irá fazer a conferência “Casa das Mulheres: novos modos de ser na cultura e na Arte”, um projeto feminista dentro do âmbito da cultura indígena. Em seguida, haverá o ato performático “Marcha das nubentes”, com docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Arte/UFPA. “É um discurso poético coletivo de denúncia do patriarcado e de seus processos colonizadores”, conta Ana Flávia Mendes, uma das organizadoras da atividade.

O fórum está se realizando em um momento histórico importante de desconstrução de território e esse assunto volta à tona em um contexto diverso, no qual questões de identidade, gênero, sobrevivência, garantia de direitos e cidadania entram como pauta de urgência. “E o artista, como qualquer outro cidadão, toma parte, apresenta-se na luta social a partir do seu lugar, linguagem, ética, política e do próprio território”, afirma a professora Valzeli.

A inscrição para a progrmação é gratuita e pode ser feita por meio do site ou pessoalmente na Casa das Artes. O fórum é realizado, também, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pelo Instituto de Ciências da Arte e pela Faculdade de Artes Visuais, com os cursos Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Museologia e Produção Multimídia.

Programação - Ocorrerá de 16 a 20 deste mês, na Casa das Artes, em Belém. Será uma semana de discussões envolvendo a arte, com a palestra “Educação indígena na arte e na vida”; as conferências “Arte inclusão e responsabilidade social”, “Performance na esfera pública” e “Arte e ancestralidade”. Além das mesas-redondas “Arte educação: um ponto de equilíbrio no processo da diversidade à inclusão social”, “Qual o direito de estudar/ensinar Arte?”, “Diálogos da encruzilhada: arte e outras falas” e “Qual o lugar da arte? Qual o lugar do artista?”. Estudantes vão apresentar suas pesquisas em sessões de comunicações e de pôsteres.

Serão realizadas apresentações artísticas na Igreja de Santo Alexandre (Praça Frei Brandão, s/n, Cidade Velha) no dia 17, às 21h, com o ato performático “Marcha das Nubentes”, na Casa das Artes (Pça Justo Chermont, 236, Nazaré), também no dia 17, às 11h30, “Carnaval das águas: maneiras expressivas da linguagem teatral de Cametá/PA”; no dia 18, às 21h, o “Performações”; no dia 19, às 21h, Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, e no dia 20, às 21h, “Performações e VJing”.

Fórum Bienal de Pesquisa em Arte  - O fórum busca promover a produção de estudos e visibilidade no campo de conhecimento da grande área das Artes e a todos os interessados no campo epistemológico e suas interfaces, estéticas, políticas, modos de ser e estar, na cultura e nas memórias. “O evento apresenta-se para a comunidade como a oportunidade de acompanhar as discussões a partir das questões propostas pelo tema, e aproximar-se da complexidade que implica o fazer e produzir arte, a partir do ponto de vista de seus produtores”, garante a professora Valzeli Sampaio.

ANPAP - O Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas destina-se a reunir pesquisadores membros da associação para ativar discussões sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no corrente ano. Os Encontros Regionais da ANPAP possuem organização própria e contam com o apoio do IX Fórum Bienal de Pesquisa em Artes.

Jornada Arte Educação do PROF-ARTES - Destina-se a reunir professores, artistas, pesquisadores, técnicos para possibilitar aos participantes e à comunidade vivenciarem experiências pedagógicas, estéticas, críticas, formacionais e éticas no domínio da Arte, com vista a discussões, reflexões. A Jornada Arte Educação do Prof-Artes acontece nos dias 17 e 18 de dezembro de 2019. Na programação da Jornada, haverá conferência, mesa-redonda, espetáculo, exposição, sessões de comunicações e concerto musical.

Serviço:

IX.Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e Jornada Arte Educação do Prof-Artes.

Data do evento: de 16 a 20 de dezembro
Hora: das 8h30 à 21h (os horários podem ser mudados de acordo com o dia do evento)
Local: Casa das Artes - Praça Justo Chermont, 236 - Nazaré, Belém – PA
Mais informações no site do evento

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página