Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos de Artes Visuais promovem mostra de pintura no Complexo Vadião

Alunos de Artes Visuais promovem mostra de pintura no Complexo Vadião

• Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 17h04

Exposição Artes Visuais

Uma exposição coletiva composta por obras dos discentes do curso de Licenciatura e Bacharelado de Artes Visuais da UFPA tomou conta da Galeria César Leite, no Complexo do Vadião. A mostra faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso do artista visual Rafael Matheus Moreira, de tema "Um corpo queer em sala: entre poéticas e pedagógicas, experimentações em arte-educação". As obras podem ser vistadas até o dia 19 de dezembro, no horário das 9h às 14h, segunda e terça, e das 14h às 17h, de quarta a sexta.

Exposição Artes Visuais 1Como forma de divulgação da experiência didática em Artes dos discentes, a exposição visa estreitar as relações entre "Artista" e "Arte-Educadora", assim como promover o pensamento sobre as influências que o fazer artístico pode ter na prática da docência em Arte-Educação e na visibilidade da pesquisa em Artes Visuais.

De acordo com o artista visual Rafael Matheus Moreira, a proposta da exposição é estabelecer um diálogo entre a produção do artista visual e a produção dos demais alunos. “Apesar de todos os obstáculos que estamos enfrentando no momento, a exposição é muito encantadora e bastante pertinente, ao mostrar que a universidade pública garante conhecimento. Como as obras são uma reflexão e uma produção no contemporâneo, há uma forte relação entre as questões subjetivas dos discentes com o contexto histórico e social em que seus corpos se inserem”, afirma.

Exposição Artes Visuais 2Obras - As peças da exposição fazem parte de uma pesquisa em desenvolvimento no âmbito das Artes Visuais, que engloba a pintura de retratos e tem como sujeitos da pesquisa os travestis da Br-316. Somando a isso, a exposição também mostra as experimentações artísticas produzidas pelo público externo da UFPA em oficinas de desenho e pintura, em que cada participante trouxe em suas obras as questões que lhes consideram pertinentes neste momento de suas vidas, como a arte que representa a luta contra os padrões impostos ao corpo feminino.

Serviços:

Exposição “Um corpo queer em sala: entre poéticas e pedagógicas, experimentações em Arte-Educação”

Data e Hora: das 9h às 14h, segunda e terça, e das 14h às 17h, de quarta a sexta.

Local: Galeria César Leite, no Complexo do Vadião

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA