Página inicial > Ultimas Notícias > Coral Cantores Contemporâneos realiza show para celebrar retrospectiva de mais de 30 anos de atividades

• Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 17h04

Coral Cantores Contemporâneos

O Grupo Cantores Contemporâneos realiza, nesta terça-feira (17), às 20h, o show “Canções e Momentos -  Retrospectiva”, no Teatro Waldemar Henrique, em Belém. Com mais de três décadas de atividades dedicadas ao canto coral, o grupo vai apresentar canções que marcaram todo esse período, desde o seu surgimento em 1987, com foco nos espetáculos músico-teatrais. O ingresso é 1kg de alimento não perecível. A realização é da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA), com apoio da Cia. de Dança Marina Benarrós e Universidade do Estado do Pará (UEPA).

O repertório fará uma retrospectiva dos espetáculos apresentados pelos grupos dirigidos pela professora Ana Maria Souza, da Escola de Música da UFPA (EMUFPA): coro cênico Helena Coêlho Cardoso, Grupo Vocal Vox Brasilis e Cantores Contemporâneos, que têm como grande diferencial aliar ao canto coral recursos cênicos e de expressão corporal, com o objetivo de desenvolver a interpretação musical dos coralistas.

Em um passeio musical, o público vai conferir desde “Ave Maria”, de Arcadelt (compositor renascentista), até “Marimbondo, Sinhá”, do paraense Bruno de Menezes, e ainda Chiquinha Gonzaga, Ary Barroso, Milton Nascimento e sambas conhecidos e imortalizados pelos grandes nomes do gênero. Para compor o espetáculo, participam sopranos, barítonos, contraltos e tenores, além de instrumentistas, como Nego Nelson, e Cizinho Pamplona, ao violão, Edson Santana e Francisco, na percussão afro, Francielem Monteiro, ao piano, com direção cênica de César Cordeiro.

História - Foi durante o XV Encontro de Arte de Belém – Enarte, em Belém, que o grupo realizou o primeiro espetáculo com o conceito de unir música e teatro. Chamado “Canções e Ações”, a apresentação foi no Theatro da Paz, com direção cênica de Carlos Viegas (Sesc-PA), com participação de Marina Monarcha. De 1989 até 2008, em seus primeiros 20 anos, chamou-se coro-cênico “Helena Cardoso” — depois ficou apenas coro-cênico da UFPA, e, em 2004, assumiu o nome Cantores Contemporâneos.

Show “Canções e Momentos -  Retrospectiva”
17/12/2019, às 19h30
Teatro Waldemar Henrique (av. Pres. Vargas, 645 - Campina)
Ingresso: 1kg de alimento não perecível